Três republicanos entram na disputa pela indicação presidencial contra Trump e DeSantis

A semana foi uma das mais movimentados da campanha presidencial do Partido Republicano, com três novos candidatos na corrida: o ex-vice-presidente Mike Pence e o governador de North Dakota, Doug Burgum, anunciaram oficialmente a entrada na disputa contra Trump e DeSantis na quarta-feira (7). Somados ao ex-governador de New Jersey, Chris Christie, que lançou sua candidatura na terça (6), os republicanos terão de escolher entre uma dúzia de indicados para a presidência em 2024.

Muitos analistas políticos dizem que o campo lotado pode ajudar a aumentar as chances de Donald Trump de garantir a indicação do partido novamente. O ex-presidente detém uma vantagem significativa nas pesquisas. O governador da Flórida, Ron DeSantis, que entrou na campanha há poucas semanas, é seu rival mais próximo.

Em uma pesquisa de intenção de voto realizada no final de maio, a média de Pence no campo republicano foi inferior a 4%, em comparação com os 53% de Trump, de acordo com a RealClearPolitics. Desde a derrota de Trump na eleição, Pence, um conservador de 64 anos que apoiou o ex-presidente durante todo o seu mandato, tomou distância do republicano. Ele acusa Trump de provocar a invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021 e colocar sua família em perigo. Com isso, o sucesso da candidatura de Pence dependerá de sua capacidade de conquistar um número suficiente de apoiadores das políticas de Trump, avessos ao comportamento do ex-presidente.

Christie, de 60 anos, atuou como consultor da campanha de Trump em 2016 antes de criticar publicamente o ex-presidente. Ele entra na corrida como um claro azarão: apenas 1% dos republicanos em uma pesquisa da Ipsos realizada de 9 a 15 de maio disse que ele seria sua escolha preferida em 2024.

O governador de North Dakota, Doug Burgum, é um ex-CEO e empresário de tecnologia que entrou na política pela primeira vez em 2016, quando lançou sua bem-sucedida candidatura a governador. Como a maior parte do campo republicano anunciado, os números das pesquisas de Burgum são ofuscados pelo ex-presidente Donald Trump, que atualmente está à frente do resto do campo por uma ampla margem.

Nikki Haley, ex-governadora de South Carolina, e Tim Scott, senador republicano dos Estados Unidos, também entraram recentemente na disputa pela Casa Branca via Partido Republicano.

The post Três republicanos entram na disputa pela indicação presidencial contra Trump e DeSantis appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA