Trilha ecológica promete ligar EUA de leste a oeste

trilhaDaqui a alguns anos, os Estados Unidos estarão conectados de ponta a ponta por 6,5 mil quilômetros (3.700 milhas) de trilhas ecológicas. Será pela Great America Rail-Trail que passará por 12 estados e ligará um extremo ao outro do país: da cidade de Washington D.C., na costa leste, ao estado de Washington, costa oeste.
No início deste mês, a Rails-to-Trails Conservancy (RTC), ONG responsável pelo projeto, divulgou em comunicado a definição da rota inteira da trilha, que conectará mais de 125 trilhas já existentes e abertas a outras 90 novas ao longo do caminho.
Além do trajeto completo, a empresa também disponibilizou um mapa interativo em seu site, que mostra as trilhas que já existem e estão abertas ao público. Atualmente, 52% do caminho já pode ser percorrido e as trilhas em Washington D.C. e Maryland são as únicas partes que estão 100% completas.
O percurso inteiro, que abrange 12 estados americanos, passa por ferrovias abandonadas e também por caminhos que ainda serão abertos pela RTC. A rota preferida proposta é planejada para ser uma rota contínua (ou mais de 80% contínua) e inteiramente off-street, composta por quase todas as trilhas existentes.
Originalmente planejada desde a década de 1980, a RTC vem realizando uma avaliação de rota nos últimos 12 meses, analisando mais de 34.000 milhas de trilhas multiuso em todo o país e trabalhando com mais de 200 parceiros locais e 50 agências estaduais para planejar a rota.
“Ao definir a rota preferida da Great American Rail-Trail, buscamos uma rota de cross-country que fornecesse a mais alta qualidade de experiência, proporcionando benefícios econômicos e sociais significativos às comunidades que ela conecta”, disse Liz Thorstensen, vice-presidente de desenvolvimento de trilha no RTC, em uma declaração.
Além disso, a idealizadora prevê que a Great American Rail Trail poderá trazer benefícios econômicos significativos para as comunidades ao longo da trilha.
A trilha completa abrange os estados de Maryland, Pensilvânia, Virgínia Ocidental, Ohio, Indiana, Illinois, Iowa, Nebraska, Wyoming, Montana, Idaho e Washington, além de Washington D.C.
Como o prazo para o término completo da rota pode demorar vários anos, os trechos vão sendo liberados aos poucos. Segundo a RCT, a ideia de inclusão existe ao tornar trechos das trilhas acessíveis para skates, cadeirantes e até para quem quiser cavalgar. “A Great American Rail-Trail tem potencial para não ser apenas um destino, mas também uma viagem pelo coração da América”, disse Brandi Horton, vice-presidente de comunicação da RTC.
Mais informações sobre a trilha, bem como o mapa interativo, eventos ao vivo e detalhes, podem ser encontradas no site da Great American Rail Trail.

O post Trilha ecológica promete ligar EUA de leste a oeste apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News