Trump tira CDC do controle de dados sobre a pandemia de coronavírus no país

A administração Trump ordenou que os hospitais mudem o destino direto das informações sobre a Covid-19 e, ao invés dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), enviem para um banco de dados central em Washington.

O diretor do CDC, Dr. Robert Redfield, disse a repórteres em uma teleconferência na quarta-feira, 15, que os estados deveriam interromper o envio de informações do hospital para o site da National Healthcare Safety Network, o sistema do CDC para coleta de dados.

Em vez disso, todos os dados serão agora relatados através do portal de relatórios do HHS, disseram autoridades, acrescentando que a decisão foi tomada para otimizar os relatórios de dados e fornecer aos funcionários do HHS dados em tempo real.

As novas instruções foram publicadas recentemente em um documento no site do Departamento de Saúde e Serviços Humanos. As autoridades dizem que a mudança irá simplificar a coleta de dados e auxiliar a força-tarefa do coronavírus da Casa Branca nas tomadas de decisões. 

Transparência dos dados

Desde o início da pandemia, o CDC publicava regularmente dados sobre a disponibilidade de leitos hospitalares e unidades de terapia intensiva em todo o país. Ryan Panchadsaram, que ajuda a administrar um site de rastreamento de dados chamado Covid Exit Strategy, disse que quando tentou coletar os dados do CDC na terça-feira, já não encontrou.
 
O banco de dados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos que receberá novas informações não é aberto ao público, o que poderia afetar o trabalho de dezenas de pesquisadores, modeladores e funcionários da saúde que dependem dos dados do CDC para fazer projeções e decisões cruciais.
 

“Historicamente, C.D.C. sempre foi o local em que os dados de saúde pública são enviados, e isso levanta questões sobre não apenas sobre o acesso dos pesquisadores, mas também sobre o acesso a repórteres, acesso ao público para tentar entender melhor o que está acontecendo com o surto “, disse Jen Kates, diretora de políticas globais de saúde e HIV com a Kaiser Family Foundation apartidária.

“Como os dados serão protegidos?” ela perguntou. “Haverá transparência, haverá acesso e qual é o papel da CDC? na compreensão dos dados? ”

As notícias da mudança pegaram também de surpresa funcionários da agência de saúde, segundo duas  autoridades que falaram sob condição de anonimato ao The New York Times porque não estavam autorizadas a discutir o assunto.

Atraso do CDC em repassar os dados 

Michael Caputo, secretário assistente do departamento de assuntos públicos do governo Trump, confirmou a mudança afirmando em comunicado que “o novo sistema de dados mais rápido e completo é o que nossa nação precisa para derrotar o coronavírus”, acrescentando que o CDC tem um atraso de uma semana na comunicação de dados do hospital.

A justificativa do governo é que o sistema da CDC é inadequado e disse que os dois sistemas seriam interligados. O C.D.C. continuaria a divulgar dados, disse ele.

“Hoje, o CDC ainda tem pelo menos uma semana de atraso em relatar dados de hospitais ”, disse Caputo. “A América exige isso em tempo real. O novo, mais rápido e completo sistema de dados é o que nossa nação precisa para derrotar o coronavírus, e a C.D.C., uma divisão operacional da H.H.S., certamente participará dessa resposta simplificada de todo o governo. Eles simplesmente não o controlarão mais. ”

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Trump tira CDC do controle de dados sobre a pandemia de coronavírus no país apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News