Tubarão com peso aproximado de 1.000 libras aparece nas águas de New Jersey

Um grupo de pescadores foi surpreendido por um colossal tubarão branco nadando perto de seu barco ao longo da costa de Jersey no fim de semana.  Os vídeos que os pescadores fizeram logo se tornaram virais depois que um vídeo deles foi compartilhado pela Estação da Guarda Costeira de Cape May.

“Olhe para este monstro!” um dos pescadores é ouvido dizendo. A Estação da Guarda Costeira de Cape May estimou que o tubarão tinha pelo menos 12 pés de comprimento. Mas os tubarões não são incomuns nas águas de New Jersey nesta época do ano.

Um grande tubarão branco de 1.000 libras chamado Ironbound recentemente saiu de New Jersey enquanto vagava pela Costa Leste. O OCEARCH, que rastreia vários tubarões marcados, relatou o tubarão em New Jersey em 28 de abril.

Embora Ironbound possa soar como um grande tubarão, o OCEARCH marcou e seguiu um grande tubarão branco feminino de 16 pés e 3.456 libras chamado Mary Lee de 2012 a 2017 para cima e para baixo na Costa Leste. A última vez que foi pingado foi em 17 de junho de 2017, nas águas de South Jersey.

Vários fatores, incluindo o aquecimento da temperatura do oceano, estão contribuindo para a proliferação de tubarões ao longo da costa na região da cidade de New York neste verão. New York expandiu um programa de drones projetado para rastreá-los. O estado expandiu um programa de drones projetado para rastrear grandes tubarões brancos.  O Escritório de Parques, Recreação e Preservação Histórica comprou dois drones durante o inverno e treinou oito pessoas em vigilância aérea. Até 4 de julho, terá adquirido três drones adicionais e treinado mais 10 operadores.

Os cientistas dizem que os tubarões estão nadando para o norte em águas mais frias mais cedo do que o habitual. Um ressurgimento da população de peixes de bunker também os está atraindo para as águas da região.

Embora os ataques de tubarões a pessoas sejam raros, algumas espécies, como tubarões-touro e tubarões-tigre, são conhecidas por nadar em águas rasas. No verão passado, vários tubarões-touro foram vistos ao longo da costa sul de Long Island. Novos visitantes para a área neste verão também podem incluir tubarões-martelo tropicais.  Os especialistas aconselham os nadadores a não nadarem sozinhos, em águas turvas, ao amanhecer ou ao anoitecer, e não nadarem perto de focas ou cardumes de peixes.

Fonte: Brazilian Press