Tudo pronto para o Réveillon do Rio de Janeiro; veja programação

Divulgação Riotur/Fernando Maia

Barra da Tijuca voltará a ter festa de Réveillon oficial

Barra da Tijuca voltará a ter festa de Réveillon oficial

Está tudo pronto para o maior Réveillon da Terra. Depois de dois anos, a festa da virada no Rio de Janeiro promete ser inesquecível, com comemorações em nove pontos espalhados pela cidade. A começar pela tradicional queima de fogos e shows em Copacabana. O evento terá dez horas de show em cada um dos dois palcos montados nas areias do bairro e 12 minutos de queima de fogos, que promete muita emoção, ao homenagear artistas que nos deixaram neste anos, como Gal Costa, Erasmo Carlos e Elza. O rei Pelé, que morreu na última quinta-feira (29/12), será lembrado através de um vídeo exibido nos telões, antes da contagem regressiva para a chegada de 2023.

A expectativa é que mais de dois milhões de pessoas estejam na orla entre o Leme e o Posto Seis. Além de Copacabana, a Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, comandará mais oito palcos pela cidade: Flamengo, Ilha do Governador, Madureira, Paquetá, Pedra de Guaratiba, Penha, Ramos e Sepetiba.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o presidente da Riotur, Ronnie Aguiar, visitaram o Palco Copacabana, nesta sexta-feira (30/12), para conferir os últimos detalhes da montagem do show do Réveillon 2023. Cerca de 1.800 profissionais trabalham na produção do evento, que terá a duração de 12 minutos em um espetáculo piromusicado e público estimado em dois milhões de pessoas.

“A cidade está pronta, Copacabana é o centro dessa festa. Esse é o primeiro Réveillon de verdade depois da pandemia, temos que celebrar com muita intensidade. Vai ser uma festa imperdível, linda, o réveillon mais épico de todos. Venham, tragam as famílias, os filhos, divirtam-se”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Na praia de Copacabana, são dois palcos: o Palco Copacabana, localizado em frente ao Hotel Copacabana Palace e que terá como atrações os shows de Zeca Pagodinho, Iza e Alexandre Pires, além da bateria da Grande Rio e DJs; e o Palco Carioca, em frente à rua Santa Clara, com shows de Mart’nália, Bala Desejo, Gilsons, Preta Gil, bateria da Beija-Flor e DJs.

BARRA E RECREIO

A Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes voltarão a ter um Réveillon em grande estilo. A expectativa é de casa cheia, com 100% de ocupação da rede hoteleira e uma virada de ano animada por 12 pontos de queima de fogos de artifício, realizada no telhado de hotéis, ao longo dos dois bairros. A festa também é patrocinada pela Riotur.

Vistoria das balsas

A vistoria de todas as embarcações aconteceu na manhã desta sexta-feira (30/12), com a participação do diretor de operações da Riotur, Gustavo Mostof, representantes da Capitania dos Portos, do Corpo de Bombeiros e DFAE (Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos). Ao todo, serão dez balsas transportadas na manhã de sábado (31/12). O distanciamento das balsas para a orla é de 450 metros, com uma divisão de 25 metros entre elas.

Os fogos serão acionados via GPS. Acompanhando o show de luzes, uma trilha sonora foi especialmente desenvolvida pelo produtor musical Daniel Lopes. O trabalho é uma surpresa para a plateia, que pode esperar homenagens a Gal Costa, Elza Soares, Erasmo Carlos, Cassia Eller (que completaria 60 anos de vida no dia 29 de dezembro) e Taylor Hawkins, baterista do Foo Fighters que se apresentou diversas vezes na cidade.

ACESSIBILIDADE

Em Copacabana, uma área especial será feita para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O espaço conta com rampa, banheiros adaptáveis e a entrada fica em frente a entrada do Copacabana Palace. Cada PCD pode entrar no espaço com um acompanhante. Os demais palcos também contarão com esse apoio para que ninguém fique sem aproveitar o evento. Sempre próximo ao palco, um espaço dedicado à PCD ‘s, com rampas e acessos para cadeirantes, seguindo determinação legal.

Artistas plásticos vão criar ilustrações dando a sua interpretação sobre o que é a festa carioca. As instalações se tornarão ambientes instagramáveis exclusivos ao longo da orla de Copacabana. Ao todo, serão 20 torres espalhadas pela orla de Copacabana com sete obras idealizadas por Cibelle Arcanjo, Vera Schueler, Juliana Fervo, Bruno “BR” Bogossian, Igor SRC, Igorizy e Marcio SWK, que também é curador desta exposição a céu aberto. As ilustrações foram inspiradas no brilho da queima de fogos, nas belezas naturais da cidade, nas simpatias de fim de ano e no jeitinho brasileiro.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, em parceria com a Riotur, projeta um crescimento de 20% na arrecadação do ISS de turismo (serviços relativos à hospedagem, turismo, viagens e congêneres) para a Prefeitura do Rio. A expectativa é arrecadar R$ 14,2 milhões no mês de dezembro de 2022.

Para todo o período do verão 2023 (dez/22 a mar/23), a Prefeitura estima um crescimento de 20% em relação ao verão anterior, com uma arrecadação do ISS de turismo de R$ 64,1 milhões.

“O maior Réveillon do mundo está de volta em sua plenitude. A virada costuma atrair cerca de 2 milhões de pessoas e a expectativa para este ano é de chegar a 2,5 milhões. Temos praticamente 90% de ocupação na rede hoteleira e tudo indica que chegaremos a 100%. Este é o segundo maior evento turístico do Rio, perdendo apenas para o carnaval”, explica o presidente da Riotur, Ronnie Aguiar.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO GERAL:

Copacabana

PALCO COPACABANA

Em frente ao Copacabana Palace

DJ Marcson Muller

DJ MMarques

Iza

Alexandre Pires

Zeca Pagodinho

Bateria da Grande Rio

Palco Carioca – em frente à Rua Santa Clara

Mart’nália

Bala Desejo

Gilsons

Preta Gil

Bateria da Beija-Flor

DJS

Flamengo – Praia do Flamengo – altura do posto 2

DJ

Moacyr Luz e Samba do Trabalhador

Teresa Cristina

Boka Loka

GRES Unidos de Vila Isabel

GRES Unidos do Viradouro

Ilha do governador – Praia da Bica

DJ

Grupo Coisa Séria com participação de Jaime Neto

Rebecca

Tá na Mente

GRES Estação Primeira de Mangueira recebe União da Ilha

Penha – Iapi da Penha

DJ

Grupo Existência

Participação Renato Milagres

Michael Sullivan

TIEE

GRES Acadêmicos do Salgueiro

Piscinão de Ramos – Piscinão de Ramos

DJ

Juninho Thybau

Caio Luccas

L1 Rapper

Caio Luccas

Delacruz

Maneirinho

GRES Imperatriz Leopoldinense

Guaratiba – Praia da Capela

DJ

Participação Bela Rosa

Sandra de Sá

Pique Novo

Participação Adrianinho

GRES Unidos da Tijuca

Sepetiba – Praia de Sepetiba

DJ

Gamadinho com participação de Braga

Thiago Soares

Suel

GRES Mocidade Independente de Padre Miguel

Ilha de Paquetá – Praia da Moreninha

DJ

Gustavo Lins

Silvinho Blau Blau e a Festa Ploc

GRES Paraíso do Tuiuti

Madureira – Parque Madureira

DJ Michell

Mauro Diniz e Família

Arlindinho

Belo

GRES Império Serrano

GRES Portela convida Velha Guarda da Portela

Fonte: PANROTAS