Turismo: México nega visto até para brasileiros que não tinham interesse em atravessar a fronteira

O México tem aumentado a rejeição de brasileiros que viajam ao país. De janeiro a abril deste ano, quase dois mil brasileiros tiveram sua entrada negada em aeroportos mexicanos. E um casal de Minas Gerais que viajou a turismo para celebrar 1 ano de casados em Cancún é o mais recente caso.

Segundo o jornal O Tempo, o casal de Raposos (MG) João Paulo Araújo, 30, e Débora Silva, 24, estava ansioso para uma semana em um resort luxuoso à beira-mar e passeios que incluíam nado com golfinhos. Mas o sonho, que custou cerca de R$20 mil e seria a comemoração de um ano de casados, acabou no aeroporto da cidade mexicana, entretanto, quando a entrada dos dois foi negada e o casal foi deportado para o Brasil.

Cancún e Riviera Maya: o que fazer, dicas de passeios e onde ficar

“Sonho vale mais que qualquer dinheiro, e tiraram isso da gente. Voltei completamente sem chão para o Brasil. A gente estava com tudo, mostramos passagem de ida e volta, comprovante de compra de passeios. Acho que rolou preconceito pela imagem dos brasileiros. Não explicaram por que não nos deixaram entrar”, diz João Paulo, que retornou com a esposa ao Brasil na noite de sexta-feira, 10.

Turismo ou EUA?

João Paulo conta que essa seria a primeira vez que ele sairia do país — e também suas primeiras férias em sete anos, depois de muito trabalho juntando dinheiro para se casar e viajar com a esposa. Ele descreve que, ao chegarem ao aeroporto de Cancún, após uma parada no Panamá, eles passaram pela primeira entrevista de imigração e, em seguida, foram direcionados a uma segunda sala para uma segunda conversa, mais tensa.

Além das perguntas de praxe nos processos de entrada em outro país, como tempo de permanência da pessoa na cidade, João diz que o funcionário insistia para saber detalhes do trabalho do brasileiro e se o casal tinha filhos. “Depois, ele só disse que não nos autorizava a entrar no país. Quando estávamos quase saindo da sala dos deportados, chegou mais uma família de brasileiros, com duas idosas e três jovens. Eles falaram que estava levando quase R$50 mil para a viagem e eram de Governador Valadares, de onde muita gente tenta entrar nos EUA”, relata. Eles chegaram no México na quarta (9) e só conseguiram chegar ao Brasil dois dias depois. A situação ainda piorou quando João Paulo e Débora desembarcaram no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A companhia aérea incluída no pacote que compraram não forneceu o voo até BH, que agora eles terão de pagar do próprio bolso.

Por que a rejeição aos brasileiros?

O objetivo do governo mexicano é impedir a entrada de pessoas que queiram atravessar a fronteira terrestre e entrar nos EUA de forma irregular. Para a socióloga Sueli Siqueira, estudiosa de movimentos migratórios na Universidade do Vale do Rio Doce, ouvida pelo O Tempo, o perfil do casal, jovem, sem filhos ou histórico de viagens ao exterior, pode ser o que chamou a atenção das autoridades, por se enquadrar em um perfil de imigração ilegal. Ela pontua que a deterioração da imagem do Brasil no exterior pode não interferir diretamente sobre a aceitação da entrada de brasileiros em outros países, mas a situação econômica instável do país cria um ambiente propício à emigração.

Inclusive, conforme noticiado recentemente pelo Gazeta News, o México está analisando a possibilidade de exigir visto de brasileiros e peruanos com o objetivo de conter a imigração para os Estados Unidos. Atualmente, cidadãos do Brasil não precisam de visto — nem mesmo realizar exames, apresentar comprovantes de vacinação ou realizar quarentena — para desembarcar no México, e muitos tentam cruzar as fronteiras americanas ilegalmente. Entre janeiro e julho, 157.980 brasileiros entraram em território mexicano através dos aeroportos, segundo informações da Unidade de Polícia Migratória ao jornal El Sol de México. São 30 mil mais do que no mesmo período de 2020. // Gazeta News.

Fonte: Brazilian Press