Última rodada do Brasileirão define equipes da Libertadores e Sul-Americana de 2023

A última rodada do Brasileirão serviu apenas para definir as equipes que confirmaram a participação na Copa Libertadores 2023 e as que se classificaram para a Copa Sul-Americana do próximo ano.

Internacional derrota campeão Palmeiras e garante o vice

No jogo entre o já campeão Palmeiras e o segundo colocado Internacional, o Colorado precisava apenas de um empate para assegurar o vice-campeonato, no domingo (13) no Beira-Rio em Porto Alegre. Fez ainda melhor. Venceu o Verdão por 3 a 0, com gols de Maurício, Alemão e Braian Romero e, ainda por cima, quebrou a invencibilidade do Palmeiras que ainda não havia sido derrotado como visitante no Campeonato Brasileiro e ostentava uma invencibilidade de 22 jogos em jogos fora de casa. Encerrar essa série era um dos objetivos traçados pelo Inter para manter a mobilização na reta final do Brasileirão. A vitória garantiu a segunda colocação para os gaúchos, o que significa mais de 42 milhões reais de premiação. O campeão Palmeiras embolsou 45 milhões de premiação.

O torcedor palmeirense tem motivo para lamentar a perda do craque Gustavo Scarpa, que disputou os últimos 47 minutos com a camisa do Palmeiras antes de defender o Nottingham Forest na Premier League. O meia atuou no primeiro tempo e foi sacado no intervalo por Abel Ferreira. Em entrevista, ele voltou a enfatizar que parte para a Inglaterra com a sensação de missão cumprida e cheio de esperança de também fazer história na liga de futebol mais badalada do planeta.

Nem a derrota para o Avaí estragou a festa do Mengão

Diego Ribas se aposentou do futebol na partida contra o Avaí diante de mais de 60 mil torcedores no Maracanã (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)
Diego Ribas se aposentou do futebol na partida contra o Avaí diante de mais de 60 mil torcedores no Maracanã (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Em uma partida sem brilho, realizada no sábado (12) à tarde em um Maracanã lotado, com mais de 60 mil espectadores, o Flamengo perdeu para os reservas do rebaixado Avaí, por 2 a 1 – gols de Wellington (contra), Marcinho e Felipe Silva – no jogo que marcou a despedida de dois ídolos do clube, cujos contratos terminaram neste final de ano e não houve renovação: o goleiro Diego Alves, que deve ir para outro clube, e o meia Diego Ribas, que anunciou sua aposentadoria.

Ironicamente, apesar de ter conquistado a Copa do Brasil e a Copa Libertadores da América, o técnico Dorival Jr. não é unanimidade entre os torcedores. Apesar de ter o elenco mais rico do futebol da América do Sul, o Flamengo teve três derrotas para Corinthians, Coritiba e Avaí e um empate com o Juventude (lanterna do Brasileirão) depois de ter derrotado o Athletico-PR por 1 a 0 na final da Libertadores, com um gol de Gabigol no Guayaquil. Entretanto, o Rubro-negro carioca não fez uma boa apresentação e somente venceu após a expulsão do zagueiro Pedro Henrique do Furacão. Também bateu o Corinthians nas finais da Copa do Brasil, mas obteve o título apenas em uma decisão de penalidades máximas.

Porém, mesmo com dificuldades, os títulos foram para a Gávea e jogadores e comissão técnica desfilaram em cima de um trio elétrico para festejar com os torcedores no centro do Rio de Janeiro. A massa transformou o centro num mar rubro-negro. Com a provável volta de Gerson ao time depois da passagem pelo Olimpique de Marseille e com possibilidade de trazer o goleiro Rossi do Boca Juniors, o sarrafo do Flamengo subiu ainda mais e a torcida vai cobrar ainda mais em 2023. Por isto, Dorival jr. estará na berlinda.

Cano, artilheiro máximo do Brasileirão

Cano comemora gol do Fluminense contra o Bragantino (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)
Cano comemora gol do Fluminense contra o Bragantino (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense)

O Fluminense venceu o Bragantino por 1 a 0, no domingo (13), no Nabi Abi Chedid, pela 38ª rodada do Brasileirão, e garantiu a terceira posição na competição. O gol da vitória foi marcado por Germán Cano, com passe do colombiano Jhon Arias. Mesmo com a derrota, o time da casa conseguiu uma vaga na Sul-Americana, já que o Coritiba perdeu para o Cuiabá.

Com o gol na partida, Cano chegou a 44 gols e ultrapassou o recorde de Neymar e Gabigol como os maiores artilheiros por temporada no Brasil. Além disso, com 26 gols no Brasileiro, o camisa 14 também superou Gabigol e se tornou o maior artilheiro de uma edição desde 2006.

Felipão se aposenta como técnico

O consagrado Luiz Felipe Scolari deixará os gramados para se tornar executivo de futebol no próprio Athletico-PR (Foto: furacao.com)
O consagrado Luiz Felipe Scolari deixará os gramados para se tornar executivo de futebol no próprio Athletico-PR (Foto: furacao.com)

No jogo que marcou o fim da carreira de treinador de Felipão, o Athletico-PR fez grande jogo em casa e venceu o Botafogo por 3 a 0 na Arena da Baixada, no domingo (13), na última rodada do Brasileirão 2022. Com o resultado, o Furacão se garantiu na fase de grupos da Libertadores 2023. Os gols foram marcados por Adryelson (contra), Vitor Roque e Erick. 

Com a vitória, o Athletico-PR ficou com 58 pontos e se garantiu na sexta posição, com a vaga na fase de grupos da Libertadores. O Alvinegro, que tinha grande chance de ir para a competição continental, caiu para a 11º posição, permanecendo com 53 pontos. Vai jogar a Sul-Americana.

A partida marcou o fim da carreira de técnico do multicampeão Luiz Felipe Scolari. O técnico anunciou que vai se tornar diretor técnico do Furacão. Ao fim da partida, ele se emocionou, deu volta olímpica ao redor do estádio e foi muito festejado pelos torcedores. Em seu lugar, Paulo Turra será o treinador do Athletico em 2023.

Galo decepciona, mas se garante na Pré-Libertadores

Cuca retornou ao Galo, mas o time fez uma campanha pior do que fazi com Turco Mohammed e ele deve deixar o clube mineiro (Foto: site oficial do Atlético-MG)
Cuca retornou ao Galo, mas o time fez uma campanha pior do que fazi com Turco Mohammed e ele deve deixar o clube mineiro (Foto: site oficial do Atlético-MG)

O Atlético-MG cumpriu sua missão e garantiu vaga na próxima edição da Libertadores. A equipe venceu o Corinthians por 1 a 0, fora de casa, no domingo (13), pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Galo encerra a competição em sétimo lugar, com 58 pontos. O Timão encerra o torneio em 4º, com 65 pontos.

O principal objetivo esportivo em campo era do Atlético-MG, que viveu instabilidade durante todo o Brasileiro e chegou à última rodada disputando uma vaga na Libertadores de 2023. O Galo venceu e garantiu vaga na próxima Libertadores, mas o triunfo do Athletico-PR sobre o Botafogo impediu presença alvinegra no G-6. Com isso, a equipe mineira disputará as fases preliminares da competição internacional. O resultado pode ser considerado decepcionante em razão da expectativa criada pelo campeão brasileiro do ano passado. A volta de Cuca ao comando se revelou um erro e ele não deve permanecer no cargo. 

Heroico Fortaleza

O Fortaleza foi da lanterna à Pré-Libertadores em apenas um turno de Campeonato Brasileiro. Último colocado na metade da competição, o time de Juan Pablo Vojvoda completou uma reação histórica e épica no domingo (13), ao vencer o Santos por 2 a 0, na Vila Belmiro, e contar com tropeços de Botafogo e América-MG para garantir classificação à principal competição sul-americana pelo segundo ano seguido. O Leão do Pici chegou ao resultado com gols de Thiago Galhardo e Moisés, mas a emoção ficou para o fim: com o jogo finalizado antes dos outros, os jogadores tiveram de aguardar o fim de América-MG 1 x 1 Atlético-GO para, enfim, comemorar demais. Depois de apenas 15 pontos no primeiro turno, o Fortaleza somou 40 no segundo e só ficou atrás do campeão Palmeiras e do vice Inter.

O Fortaleza encerra o Brasileirão com 55 pontos, 40 deles conquistados no segundo turno, e fica em oitavo lugar, garantindo a última vaga para a fase prévia da Libertadores. Já o Santos fica em 12º, com 47 pontos, e com uma vaga na Sul-Americana do ano que vem.

Goleada inútil

Galoppo fez seu primeiro gol como jogador do São Paulo na vitória sobre o Goiás (Foto: Rubens Chiri/São Paulo)
Galoppo fez seu primeiro gol como jogador do São Paulo na vitória sobre o Goiás (Foto: Rubens Chiri/São Paulo)

O São Paulo goleou o Goiás na tarde do domingo (13), na Serrinha, em Goiânia, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. Galoppo, Luciano, Marcos Guilherme e Juan fizeram os gols do Tricolor. A equipe paulista dominou os goianos a partida toda, mas dependia de outros resultados para conseguir o objetivo de ir à Libertadores. Não conseguiu. Embora o Botafogo tenha perdido, e o América-MG empatado, o Fortaleza venceu o Santos e acabou com o sonho são-paulino. O Esmeraldino, por sua vez, apesar da derrota de goleada, comemora a permanência na Série A por mais uma temporada. 

O São Paulo encerra o Campeonato Brasileiro na nona colocação, com 54 pontos e uma vaga na Copa Sul-Americana de 2023. O Goiás, 13º, com 46, também vai ao torneio na próxima temporada, mas terá novo técnico, porque Jair Ventura foi demitido pelos dirigentes. 

Empate frustrante para ambos

América-MG fez um bom Campeonato Brasileiro, mas terá de se contentar com a participação na Copa Sul-Americana (Foto: Mourão Panda/América-MG)
América-MG fez um bom Campeonato Brasileiro, mas terá de se contentar com a participação na Copa Sul-Americana (Foto: Mourão Panda/América-MG)

Um jogo tenso com todos os ingredientes de última rodada do Brasileirão. América-MG e Atlético-GO empataram por 1 a 1 no Independência no domingo (13). Ao longo de 90 minutos, os clubes se alternaram no comando da partida e, mesmo com um a mais, o Coelho não conseguiu marcar o gol que levaria a equipe ao G-8 do Brasileirão. Destaque para atuação coletiva dos goianos que, mesmo com um a menos, seguraram a igualdade no placar.

O resultado foi amargo para os dois clubes. Para o Coelho, o empate foi insuficiente uma vez que o clube está fora da Copa Libertadores. Para o Dragão, somar um ponto não era suficiente para combinação de resultados que garantia os goianos na Série A do ano que vem. Para o ano que vem, o América está garantido na elite e disputará Sul-Americana, já o Dragão foi rebaixado e buscará o retorno à Série A.

Vitória do Dourado garante permanência na Série A

Jonathan Cafú marcou um dos gols do Cuiabá na vitória sobre o Coritiba (Foto: site oficial do Cuaiabá)
Jonathan Cafú marcou um dos gols do Cuiabá na vitória sobre o Coritiba (Foto: site oficial do Cuaiabá)

O Cuiabá está garantido na Série A do Campeonato Brasileiro de 2023. Na tarde do domingo (13), o Dourado venceu o Coritiba por 2 a 1 na Arena Pantanal, pela 38ª e última rodada, e confirmou a permanência. Alan Empereur e Jonathan Cafú fizeram os gols da equipe mato-grossense, enquanto Léo Gamalho diminuiu para o time paranaense.

Com a vitória, o Cuiabá terminou o Brasileirão na 16ª posição, com 41 pontos. O Coritiba ficou logo acima, em 15º, com 42 pontos. As duas equipes ficam na Série A, mas não disputarão nenhum torneio internacional.

Despedida melancólica

Fernando Sobral se despediu da Série A como jogador do Ceará com um golaço (Foto: Felipe Santos/Ceará)
Fernando Sobral se despediu da Série A como jogador do Ceará com um golaço
(Foto: Felipe Santos/Ceará)

No duelo entre os já rebaixados Ceará e Juventude, o time cearense levou a melhor. O Vovô venceu por 4 a 1 no domingo (13) pela Série A do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Cléber, Vitor Mendes (contra), Fernando Sobral e Erick. Guilherme Parede descontou para os visitantes.

Já rebaixados, Ceará e Juventude apenas cumpriram tabela. Os dois se reencontrarão na Série B do Brasileirão em 2023.

Como fica a Série A do Brasileirão 2023

Aqui está a classificação final do Brasileirão 2022. Os 16 primeiros colocados permanecem, enquanto Ceará, Atlético-GO, Avaí e Juventude disputarão a Série B. No lugar destes clubes, entrarão Cruzeiro, Grêmio, Vasco da Gama e Bahia – todos eles já foram campeões brasileiros.

Classificação do Brasileirão 2022
Classificação do Brasileirão 2022 (Fonte: G1)

Fonte: AcheiUSA