Urgente: Deputado George Santos é detido em New York. Conheça todas as acusações

O deputado republicano dos Estados Unidos George Santos, o filho de brasileiros que mentiu sobre seu currículo, foi detido nesta quarta-feira (10), informou o Departamento de Justiça norte-americano. Santos, que responde a 13 acusações na Justiça por fraude, lavagem de dinheiro e roubo de fundos públicos, se entregou nesta manhã em um tribunal de Nova York e ficará sob custódia judicial pelo menos até o fim do dia, quando participará de uma sessão judicial.

Promotores federais acusam o deputado – que nasceu em Nova York mas é filho de imigrantes brasileiros e já morou no Rio de Janeiro – de uma série de crimes, como o de usar dinheiro público para compras de roupas de grife. George Santos, de 34 anos, foi eleito para o Congresso dos EUA em novembro do ano passado. Ele chamou a atenção por ele ser o primeiro republicano abertamente gay a concorrer e conquistar um assento na Câmara de Deputados do país.

George Santos, deputado republicano filho de brasileiros, é preso nos EUA | Jovem Pan

Logo após sua eleição, no entanto, o jornal “The New York Times” e outros veículos revelaram que ele havia inventado quase todos os aspectos de sua vida pessoal e profissional, prinicipalmente lugares onde ele estudou e trabalhou nos EUA e detalhes sobre a trajetória de sua mãe (leia mais abaixo). Santos reconheceu que mentiu, mas minimizou o caso e disse que não renunciaria. Na terça-feira (9), o caso entrou oficialmente na esfera judicial, quando promotores federais apresentaram acusações criminais contra Santos, pela primeira vez desde que as mentiras vieram à tona.

As acusações

A denúncia da Promotoria contra George Santos apresentada à Justiça inclui 13 acusações: Sete de fraude eletrônica, incluindo ter recebido irregularmente um auxílio do governo durante a pandemia a desempregados – segundo os promotores ele recebeu mais de US$ 24 mil (cerca de R$ 118 mil) em seguro-desemprego quando na verdade estava trabalhando em um empresa de fundos de investimentos. Três de lavagem de dinheiro; Uma de roubo de fundos públicos; Duas de mentir à Câmara dos Deputados.

Criminal charges boost support for bill to oust George Santos - Los Angeles Times

Além do processo judicial, uma comissão da Câmara dos Deputados dos EUA também investiga as acusações. Nesta quarta, após a detenção, o líder do Partido Republicano no Congresso norte-americano disse que a sigla vai esperar o desenrolar do processo judicial para estudar ações contra o deputado brasileiro. Até lá, ele está autorizado a seguir cumprindo seu mandato.

As acusações da Promotoria serão formalmente lidas a George Santos em uma audiência judicial prevista para ocorrer nesta tarde. Segundo o jornal “The New York Times”, Santos pode ter de entregar seus passaportes para garantir que não deixará o país – ele tem as nacionalidades brasileira, pelos pais, e norte-americana, por ter nascido nos Estados Unidos. Depois disso, o deputado pode ser liberado caso pague fiança e se comprometa a comparecer ao tribunal sempre que solicitado. Mas o “The New York Times” afirma também, com base em fontes do caso, que promotores podem pedir que ele continue detido para garantir que não haja fuga. A defesa de George Santos não havia se pronunciado sobre as acusações até a última atualização desta notícia.

Fonte: Brazilian Press