Urgente: Novo tremor de 7,1 graus sacode o sul da Califórnia. É o maior em 20 anos

Um potente terremoto sacudiu, nesta sexta-feira (5), o sul da Califórnia, nos EUA. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS na sigla em inglês) informou que o tremor atingiu magnitude 7,1, o mais forte em 20 anos na região.

O sismo ocorreu às 20h33 (hora local, 0h33 de sábado, 6, no Brasil) a 0,9 km de profundidade e o epicentro foi localizado a 17 km de Ridgecrest, localidade de 30 mil habitantes, a 250 km de Los Angeles, que também sentiu o tremor. O Corpo de Bombeiros do condado de San Bernardino informou através do Twitter que o terremoto provocou deslizamentos de terra, rachaduras em fundações e destruiu muros”. o tremor também causou pequenos incêndios.

Em Ridgecrest, há uma base militar da Marinha americana, a Naval Air Weapons Station China Lake, onde em um amplo espaço deserto são testados bombas e mísseis. O abalo provocou danos no complexo, incêndios e vazamento de água. O terremoto feriu levemente ao menos uma pessoa. Mais de 100 tremores sacudiram o sul da Califórnia nos últimos dez dias. O tremor desta sexta é o mais forte a atingir o estado nos últimos 20 anos, e supera o abalo de magnitude 6,4 que atingiu a região na quinta-feira (4), sem deixar vítimas.

Rachaduras em estrada ao norte de Ridgecrest — Foto: Frederic J. Brown / AFP Photo

Os dois abalos fazem ressurgir o fantasma do “O Grande” (The Big One), um mega-terremoto potencialmente devastador que teme-se que golpeie em algum momento o oeste americano. A Califórnia é o estado mais populoso dos Estados Unidos, com quase 40 milhões de habitantes, e fica na região conhecida como Anel de Fogo do Pacífico, onde terremotos e erupções vulcânicas são mais frequentes devido aos encontros das placas tectônicas.

Tremor sacudiu prateleiras de supermercado em Yucca Valley, na Califórnia — Foto: Chad Mayes / via AP Photo

Uma casa em chamas após terremoto em Ridgecrest, Califórnia — Foto: Jessica Weston / Daily Independent / via Reuers

Resultado de imagem para california earthquake

Resultado de imagem para california earthquake

Fonte: Brazilian Press