Uruguai vai oferecer terceira dose da vacina grátis aos turistas

Prestes a abrir suas fronteiras para os turistas vacinados, no dia 1º de novembro, o Uruguai vai oferecer um “incentivo” a mais para convencer os visitantes: aplicar a terceira dose da vacina nos adultos e oferecer a possibilidade de vacinação dos adolescentes entre 12 e 18 anos.

O ministro do Turismo uruguaio Tabaré Viera reuniu-se com Lacalle Pou, presidente do Uruguai, e disse que conta com o aval do mandatário para colocar o plano em ação:

“É uma boa notícia que dá mais segurança aos uruguaios e um serviço a mais que se oferece aos turistas”.

Como estar completamente vacinado é uma exigência para entrada dos turistas nessa reabertura, a dose aplicada seria a de reforço. A exceção para entrada são os menores de idade acompanhados dos pais, que se estiverem na faixa dos 12 aos 18 anos também poderão se vacinar durante a estadia no Uruguai.

Apesar da certeza do ministro, o secretário da Presidência, Álvaro Delgado, disse que o assunto ainda está sendo avaliado e que dependerá da disponibilidade de vacinas:

“Temos reuniões com a Pfizer essa semana para ver a disponibilidade até o fim do ano para assegurar as vacinas primeiro aos uruguaios que quiserem tomar uma dose de reforço com Pfizer e então vamos avaliar a possibilidade (de vacinar estrangeiros”.

Regras para entrar no Uruguai

A partir do dia 1º de novembro o Uruguai estará novamente aberto para turistas brasileiros que cumpram as seguintes exigências:

  • Apresentar comprovante de vacinação completa com qualquer vacina aplicada no Brasil há no máximo 9 meses;
  • Apresentar exame RT-PCR com resultado negativo realizado há no máximo 72h antes da entrada no país.

É certamente uma boa notícia para quem quer tomar uma dose de reforço e já tinha intenção de ir de férias para o Uruguai. Mas eu não posso deixar de me perguntar como vai ficar para estas pessoas para comprovar essa vacinação, que certamente não irá constar no certificado emitido pelo ConecteSUS.

Fonte: Melhores Destinos