US$1,2 bilhão serão investidos pelos EUA na América Central para combater as causas da migração

A vice-presidente Kamala Harris anunciou na segunda-feira novos compromissos de investimento privado na América Central no valor de US $ 1,2 bilhão, envolvendo PepsiCo, Microsoft Nespresso e Mastercard, como parte de seu plano para combater as causas econômicas e sociais da migração para os Estados Unidos.

Os novos investimentos fazem parte do “Call to Action”, de acordo com um comunicado da vice-presidência, que Harris lançou em maio deste ano com o objetivo de melhorar a situação econômica e gerar empregos na região por meio da colaboração com a iniciativa privada setor.

O vice-presidente havia agendado uma reunião na Casa Branca com os chefes de várias dessas empresas para discutir a iniciativa.

Entre os itens anunciados, destaca-se a PepsiCo, que destinará cerca de US $ 190 milhões até 2025 no norte da América Central para melhorar suas unidades produtivas e ampliar suas rotas de distribuição.

Por sua vez, a Nespresso fornecerá US $ 150 milhões em compras de café e assistência técnica aos produtores com os quais trabalha na Guatemala, Honduras e El Salvador até 2025.

Além disso, a Parkdale Mills, uma das maiores produtoras de fios do mundo, contribuirá com outros US $ 150 milhões para construir uma nova fábrica em Honduras; Enquanto a Microsoft prometeu expandir o acesso à Internet para mais de três milhões de centro-americanos até julho de 2022.

Embora Harris tenha alertado que essas ações levarão tempo para dar frutos, um funcionário de seu escritório observou em uma conversa por telefone com jornalistas que “esforços intensos” e “progresso dramático foram feitos ao longo do ano para lançar as bases” para esses projetos.

O presidente Joe Biden encarregou Harris de liderar os esforços da Casa Branca para conter o fluxo maciço de imigração para os Estados Unidos.

Fonte: Brazilian Press