Uso de máscara deixa de ser obrigatório ao ar livre no Rio de Janeiro e Brasília

No Rio de Janeiro e no Distrito Federal não será mais obrigatório o uso de máscara de prevenção contra a covid-19 em locais abertos. A novidade começa a valer a partir de amanhã para quem estiver no Rio e a partir de 3 de novembro em Brasília e demais cidades do DF, e se dá devido ao avanço da vacinação com mais da metade das populações locais totalmente imunizada contra o novo coronavírus.

Rio e Brasília liberam do uso de máscaras

Apesar da mudança, o item de proteção facial continua sendo obrigatório em locais fechados, como transportes coletivos, estabelecimentos comerciais, áreas de uso comum de condomínios, entre outros.

“Chegamos a 65% de toda a população da cidade devidamente imunizada. (…) Quem quer continuar usando máscara, não tem proibição nenhuma”, diz o prefeito carioca Eduardo Paes em uma live sobre o assunto. Ainda segundo ele, os casos são monitorados e em caso de piora a decisão pode ser revista. Espera-se que a população tenha consciência coletiva em relação às aglomerações.

Uso de máscara deixará de ser obrigatório no Rio

O Ministério da Saúde já estuda recomendar a liberação do uso de máscara em espaços abertos no restante do Brasil. Estão sendo consideradas as taxas de transmissão, vacinação e demanda por leitos de UTI para derrubar o uso obrigatório do item de proteção facial. Apesar disso, a decisão final cabe aos estados e municípios.

Com informações da Agência Brasil


E você, o que achou da mudança? É realmente hora de guardar as máscaras ou as autoridades estão sendo precipitadas? Comente abaixo e participe!

Fonte: Melhores Destinos