Veja quais eventos esportivos foram afetados pelo Coronavírus

Estádios sem torcedores, cancelamento ou adiamento de grandes eventos esportivos e até notícias de atletas infectados fazem parte das notícias relativas ao coronavírus e seu impactos no mundo.

A pandemia já matou mais de4 mil pessoas em todo o mundo e afetou diretamente os principais eventos esportivos do planeta. Confira, abaixo, quais medidas já foram tomadas para os megaeventos de cada modalidade:

Basquete: NBA e Euroliga: suspensas

As duas principais ligas de basquete do mundo, a americana e a europeia, foram suspensas por tempo indeterminado, depois que jogadores do Utah Jazz e Real Madrid foram confirmados como infectados. Também na quinta, 12, a NCAA, entidade que rege o esporte universitário nos Estados Unidos, cancelou oMarch Madness, fase de mata-mata do principal campeonato da categoria.

Futebol: Campeonatos Estaduais a portões fechados

A CBF decidiu manter o calendário do futebol brasileiro inalterado, mas determinou, na sexta-feira 13, que as partidas dos campeonatos Paulista e Carioca sejam realizadas com os portões fechados. As federações de outras praças também estudam o que irão fazer e estão mantendo conversas com o Ministério da Saúde de seus estados para definir se adotam a postura de São Paulo e Rio de Janeiro, ou se continuam suas competições com a presença dos torcedores. Em outros estados, as federações adotaram a medida por conta própria.Em Minas Gerais, os jogos da primeira e segunda divisão estadual deste final de semana serão com as arquibancadas vazias. O mesmo aconteceu na rodada do final de semana do Paraná, que terá o clássico entre Coritiba e Athletico no domingo, às 16h.

Grandes ligas da Europa e da América do Sul: portões fechados e jogos adiados

Depois de fechar os portões de alguns jogos, as principais ligas do continente tomaram medidas mais drásticas: a Liga Espanhola adiou as próximas duas rodadas depois que o Real Madrid entrou em quarentena. A Itália, país mais atingido pelo Covid-19 do continente, suspendeu todas as competições nacionais, incluindo a Série A, até o dia 4 de abril. AFrança anunciou portões fechados até o dia 15 de abril nas duas principais divisões. Portugal também anunciou a suspensão do público nos estádios por tempo indeterminado, assim como cinco países sul-americanos: Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Paraguai. Nesta sexta-feira, 13, a Inglaterra também anunciou a suspensão de seus jogos,depois da confirmação de que o técnico mikel Arteta, do Arsenal, está infectado. Agora, o Campeonato Alemão é o único dos considerados grandes da Europa a manter seus jogos – a Bundesliga já sinalizou, no entanto, que deverá suspender suas partidas a partir da próxima segunda-feira.

Liga dos Campeões: suspensa

A Uefa relutou em tomar uma atitude, mas nesta sexta-feira 13 anunciou a suspensão dos jogos que restam das oitavas de final da Liga dos Campeões e daLiga Europa, que estavam previstos para a próxima semana. Com isso, as partidas entre Bayern de Munique e Chelsea, Barcelona e Napoli, Manchester City e Real Madrid e Juventus e Lyon, pela principal competição continental, ficam suspensas por tempo indeterminado. Os times já classificados para as quartas de final da Champions League são PSG, RB Leipzig, Atlético de Madri e Atalanta.

Libertadores: suspensa

Com a pandemia se alastrando pelo continente americano, a Conmebol decidiu por suspender por tempo indeterminado a disputa da Libertadores a partir da próxima semana.

Eliminatórias da Copa: adiada

AConmebolsolicitou, na noite de quarta-feira, 11, o adiamento das duas primeiras dasEliminatóriasSul-Americanaspara aCopa do Mundodo Catar, em 2022, por causa do surto de coronavírus. A Fifa respondeu nesta quinta, autorizando o adiamento, sem novas datas previstas. O Brasil enfrentaria Bolívia e Peru nos dias 27 e 31 de março.

Eurocopa e Copa América: inalteradas

A Eurocopa, que terá 12 sedes e cuja abertura está marcada para 12 de junho justamente na Itália, país mais afetado pelo Covid-2019, corre sério risco de adiamento. Segundo o jornal francêsL´Equipe, já discute-se entre os dirigentes a possibilidade de o torneio acontecer somente em 2021. Uma decisão deve ser em reunião tomada na próxima semana. A situação é a mesma em relação à Copa América, com sedes na Argentina e na Colômbia – até o momento, a Conmebol não falou oficialmente sobre riscos de adiamento ou cancelamento.

Major League Soccer: suspensa

A principal liga de futebol dos Estados Unidos declarou suspensão de ao menos um mês nesta quinta-feira.

FÓRMULA 1

GP da Austrália: cancelado

No início da manhã desta sexta-feira 13 na Austrália, os organizadores da Fórmula 1 decidiram cancelar a realização do Grande Prêmio de Austrália, a etapa de estreia do Mundial de Fórmula 1. A situação se agravou após um membro da equipe McLaren ser diagnosticado com o coronavírus. Pilotos como Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen ja deixaram o país, inclusive.

GPs do Bahrein, do Vietnã e da China: adiados

Os GPs do Barein e do Vietnã, previstos para acontecer respectivamente em 22 de março e 5 de abril, foram adiados nesta sexta-feira, 15. Foco inicial do coronavírus, a China já havia anunciado no mês passado que não teria condições de realizar a quarta etapa do Mundial de Fórmula 1, prevista para 19 de abril. Ainda não há novas datas para a corrida (se é que irão ocorrer).

Olimpíada de Tóquio-2020: inalterada

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio-2020 segue negando a possibilidade de os Jogos não começarem no dia 24 de julho, mas os rumores sobre um possível adiamento ou até cancelamento crescem a cada dia. Nesta quinta-feira, 12, o presidente Donald Trump afirmou, durante evento na Casa Branca, que os Jogos no Japão poderiam ser adiados em até um ano. Um dia antes, a ministra dos Jogos tratou a possibilidade como “inconcebível”, mas foi contrariada por colegas da organização. Com informações da Veja.

Relacionada:

Eventos da Calle Ocho e Ultra Music Festival são cancelados por causa de coronavírus

O post Veja quais eventos esportivos foram afetados pelo Coronavírus apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News