VÍDEO: Imagens mostram grande grupo de imigrantes forçando passagem na fronteira com o México

Centenas de imigrantes tentaram, neste último domingo (12), entrar à força nos Estados Unidos pelos portões de controle que estabelecem a fronteira com o México, em Ciudad Juaréz. Algumas pessoas conseguiram passar pelas barreiras, mas todos foram contidos pelos policiais dos EUA, que utilizaram arames farpados, escudos e blocos de concreto. Grande parte da multidão, que gritava “Queremos passar”, era de venezuelanos.

A multidão estava frustrada com o aplicativo CBP One, criado em janeiro, pelo governo de Joe Biden, para facilitar os trâmites migratórios daqueles que buscam por asilo e refúgio. As solicitações presenciais devem ocorrer em Ciudad Juarez, onde há agências de imigração, após agendamento prévio pelo aplicativo. Assista:

No entanto, muitos imigrantes afirmam que o mesmo não está funcionando adequadamente. Eles afirmam correr perigo, enquanto ficam em regiões fronteiriças durante a tentativa de realizar o agendamento prévio pelo aplicativo.

Hundreds of migrants try to force their way into US at Mexico border – FBC News

Alguns relatam que tentam fazer o agendamento há meses, outros dizem que agendaram, mas não conseguiram registrar seus filhos menores de idade, o que os impede de entrar. Por isso, eles têm ido até Ciudad Juarez e formado multidões. Centenas de imigrantes avançaram sobre a fronteira após boatos de que Washington permitiria a entrada. Após serem contidos, as autoridades norte-americanas decidiram fechar as fronteiras por 5 horas.

U.S. 'abandoned' Venezuelans in Mexico, activist says

A fronteira dos Estados Unidos com o México é conhecida por reunir centenas de imigrantes cuja origem é principalmente da América do Sul e América Central. São pessoas que buscam fugir da pobreza, da insegurança e de perseguições. Alguns são acolhidos após provarem que estão sendo perseguidos por sua cor, etnia e orientação sexual.

Após o episódio do último domingo, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos afirmou que o aplicativo receberá atualizações que simplificaram o processo de agendamento pelo aplicativo, que está com falhas devido à alta demanda.

Migrants attempt to storm the US-Mexico border

Fonte: Brazilian Press