Vídeo mostra funcionários maltratando crianças migrantes em abrigos

Um vídeo de vigilância que mostra funcionários empurrando e arrastando crianças migrantes em um abrigo operado pela Southwest Key, no Arizona, a maior provedora de abrigos para crianças migrantes do país, foi divulgado em meio ao processo sobre abuso dos menores em abrigos para imigrantes nos Estados Unidos.

De acordo com o jornal, os incidentes ocorreram no abrigo Hacienda Del Sol em Youngtown, Arizona, em meados de setembro e envolveram três crianças e numerosos funcionários.

As imagens dos supostos abusos serão encaminhadas ao Gabinete do Procurador do Condado de Maricopa para revisão e para determinar se as acusações criminais serão impetradas, de acordo com informações do Gabinete do Xerife do Condado de Maricopa.

A Arizona Republic obteve os vídeos do Departamento de Serviços de Saúde do Arizona sob a lei estadual de registros públicos e divulgou com as imagens borradas para preservar a imagem das crianças.

A Southwest Key relatou os incidentes de meados de setembro, que envolveram três crianças e numerosos funcionários do abrigo de Youngtown, para as autoridades estaduais, bem como para autoridades policiais e federais locais, mas se recusaram a fornecer detalhes públicos na época.

Os vídeos foram borrados e editados pelo Departamento de Serviços de Saúde do estado, que licencia os abrigos dos migrantes. Uma das imagens publicada pela Arizona Republic mostra um funcionário do sexo masculino arrastando uma criança para o quarto e empurrando-o contra a parede. Parece haver um confronto entre os dois antes que o funcionário do sexo masculino saia da sala.

Já um outro vídeo mostra uma funcionária puxando uma criança pela sala e tentando entrar em outra sala. A criança encontra-se no chão e a funcionária do sexo feminino arrasta a criança pela porta enquanto outro membro da equipe puxa uma criança diferente para dentro da sala de conferência e arrasta a criança para a sala ao lado.

Logo depois dos incidentes terem sido revelados, o abrigo foi fechado no final de outubro. Isso veio na sequência de negociações com as autoridades de saúde estaduais sobre a potencial revogação de todas as 13 licenças que a Southwest Key detém no Arizona, por causa das falhas da empresa em checagem de antecedentes dos funcionários.

Questionada sobre o assunto, a Southwest Key recusou-se a comentar o caso encaminhado ao Procurador do Condado de Maricopa, mas enviou à CNN a uma declaração emitida pela companhia no momento do incidente dizendo que suspendia as operações na Hacienda Del Sol e estava trabalhando para “reconstruir completamente a equipe”, disse o porta-voz da Southwest Key, Jeff Eller, em 5 de outubro.

Após uma investigação interna, dois funcionários foram demitidos e medidas disciplinares adicionais foram tomadas contra outros funcionários, disse uma fonte à CNN.

Confira o vídeo publicado pela Arizona Public Media.

O post Vídeo mostra funcionários maltratando crianças migrantes em abrigos apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News