Vinicius Jr. ameaça deixar La Liga depois de ataques racistas em Valencia

No domingo (21), no Estádio Mestalla, Vini Jr. foi vítima de atos racistas quando parte da torcida do Valencia passou a chamá-lo de “macaco” no segundo tempo da partida entre Valencia e Real Madrid, no campeonato espanhol La Liga. O jogo chegou a ficar paralisado por cerca de oito minutos. Nos minutos finais, o brasileiro foi expulso após confusão com o goleiro Mamardashvili.

Após a partida, o brasileiro usou as redes sociais para dois posicionamentos diferentes. Em um deles, o atacante disse que sua expulsão foi um “prêmio por sofrer racismo”. O atacante ironizou a postura da liga ao compartilhar o slogan da entidade que rege o Campeonato Espanhol.

LaLiga tinha registrado até o fim de março oito reclamações na Justiça por racismo contra Vinicius Junior nesta temporada. A liga espanhola criou em fevereiro uma comissão específica para lidar com casos relacionados ao brasileiro.

Em nota divulgada após a partida deste domingo, LaLiga declarou que vai investigar os “incidentes” ocorridos no estádio Mestalla. A liga também informou que já solicitou todas as imagens disponíveis para investigar o caso e, caso necessário, vai tomar “todas as medidas cabíveis”.

Por sua vez, o Real Madrid se posicionou, na manhã desta segunda-feira (22), contra o racismo sofrido por Vinícius Junior na Espanha. O clube espanhol afirma que acionou a Procuradoria-Geral do Estado por crime de ódio e discriminação.

Leia a nota oficial do Real Madrid sobre racismo contra Vinicius Junior:

“O Real Madrid CF manifesta a sua mais forte repulsa e condena os acontecimentos ocorridos ontem contra o nosso jogador Vinícius Junior.

Esses fatos constituem um ataque direto ao modelo de convivência de nosso Estado social e democrático de direito.

O Real Madrid considera que tais ataques também constituem um crime de ódio, razão pela qual apresentou a denúncia correspondente à Procuradoria-Geral do Estado, especificamente à Procuradoria contra crimes de ódio e discriminação, para que os fatos sejam investigados e apuradas as responsabilidades.

O artigo 124 da Constituição espanhola estabelece as funções do Ministério Público para promover a ação da justiça em defesa da legalidade e dos direitos dos cidadãos e do interesse público.

Por este motivo, e dada a gravidade dos factos ocorridos, o Real Madrid recorreu à Procuradoria Geral do Estado, sem prejuízo do seu caráter privado no processo que está a ser instaurado”, se posicionou o Real Madrid em nota oficial.

The post Vinicius Jr. ameaça deixar La Liga depois de ataques racistas em Valencia appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA