Você conhece o que você consome?

Ter acesso à informação sobre o processo produtivo e os componentes dos produtos e serviços é um direito básico do consumidor, mas esse direito só é, de fato, exercido quando você tem o interesse de pesquisar sobre os produtos e os seus componentes, como é o processo produtivo, qual a história, missão e os valores da empresa, entre outros aspectos, caso queira se aprofundar na pesquisa. Assim, você estará pondo em prática a sua liberdade de ser um consumidor que faz escolhas conscientes, afinal, ninguém exige o que não sabe. Conhecimento é poder!

Infelizmente, diversas empresas de vários segmentos e em várias partes do mundo, visando apenas o lucro, fabricam produtos por meio de processos que degradam o meio ambiente, maltratam desnecessariamente os animais e ainda provocam danos à nossa saúde. A indústria tradicional de cosméticos, por exemplo, fabrica diversos produtos com chumbo, parabenos, petrolatos e muitos outros ingredientes tóxicos em sua composição.

Por isso, pesquisar sobre os produtos e sobre a empresa é importante para não ser enganado. É uma atitude inteligente! Não abra mão dessa liberdade. Pesquise, estude, compare, leia os rótulos, procure saber mais sobre a empresa e o seu processo produtivo.

A melhor forma de ter bons produtos no mercado é fazendo parte do movimento consciente; quanto mais consumidores exigentes houver, mais empresas éticas passarão a existir, pois quem não respeitar os nossos direitos será naturalmente excluído.

Também é importante lembrar que todos nós somos responsáveis por aquilo que escolhemos, praticamos ou compramos, pois, todas as escolhas que fazemos terão um impacto na nossa vida, na de outros seres que habitam o Planeta e na natureza como um todo, por isso, ser consciente é o primeiro passo para prevenir qualquer mal.

Com o objetivo de ajudar quem deseja adotar um estilo de vida sustentável e cruelty-free, consumindo de maneira consciente e de empresas que atuam com responsabilidade social, na página recomendações no Bloguesia compartilho marcas, produtos, serviços e ações que existem com propósitos que vão muito além do consumo. A página não tem fins lucrativos, mas informativo.

Seja sábio, não se deixe enganar e nunca compre “só por comprar”, pois você coloca em risco a sua saúde e o nosso planeta. Lembre-se, “Revelar o seu estilo de maneira consciente é agir por você e pelo mundo”.

Um super beijo e um excelente Ano Novo!

Foto: Acervo gratuito Wix.

Fonte: AcheiUSA