Zooparque de Itatiba inaugura Museu de História Natural

A origem e a evolução da vida são contadas no espaço de 2,4 mil metros quadrados

Saudades de quando a espécie humana não era uma ameaça ao planeta, né, caros leitores? Quem curte Pré-História e a forma como o homem, os animais e o meio ambiente interagiram e se desenvolveram nesse período tem uma boa opção de passeio em Itatiba, a 82 km de São Paulo.

Trata-se do Museu de História Natural do Zooparque, que abriga 1 200 animais de 180 espécies em uma área de mais de 500 mil metros quadrados. O zoo reabriu em agosto com a nova atração “Viagem pela Evolução e Biodiversidade do Mundo”, primeira da categoria no país. É possível conhecer mais sobre a Pré-História brasileira por meio de réplicas de fósseis, reproduções do ambiente e painéis explicativos. Entre os temas abordados durante o passeio estão a origem da vida no planeta, os dinossauros brasileiros, as mudanças e extremos climáticos e a evolução humana. A visitação no espaço de 2,4 mil metros quadrados é autoguiada. 

Museu de História Natural de Itatiba (SP) conta a história da evolução humana Museu de História Natural de Itatiba (SP) conta a história da evolução humana

Museu de História Natural de Itatiba (SP) conta a história da evolução humana (Kleber Fernandes e Rodrigo Agnelli/Divulgação)

“Viagem pela Evolução e Biodiversidade do Mundo”, a nova atração do Zooparque

“Viagem pela Evolução e Biodiversidade do Mundo”, a nova atração do Zooparque (Kleber Fernandes e Rodrigo Agnelli/Divulgação)

Segundo o museu, a nova atração quer promover o conhecimento do ambiente natural e do papel do ser humano como parte integrante dele. Assim, podemos focar no futuro e estimular mudanças positivas e sustentáveis. O Zooparque mantém uma parceria com o Evolutions Museum Schmiding, em Krenglbach, na Áustria. 

A Era do Gelo é um temas do museu

A Era do Gelo é um temas do museu (Kleber Fernandes e Rodrigo Agnelli/Divulgação)

Painel sobre a evolução humana, no Museu de História Natural do Zooparque

Painel sobre a evolução humana, no Museu de História Natural do Zooparque (Kleber Fernandes e Rodrigo Agnelli/Divulgação)

O Zooparque Itatiba é considerado o maior zoológico privado do país e também atua em projetos de conservação de espécies ameaçadas da fauna brasileira, como o Projeto Pato Mergulhão, em parceria com o ICMBio. Hoje, o zoológico é a única instituição no mundo que mantém a espécie Mergus octosetaceus, eleita a “Embaixadora das Águas do Brasil” no 8º Fórum Mundial da Água, em 2018, sob seus cuidados. O reprodução de espécies ameaçadas também é um dos focos: em setembro, o zoo comemorou o nascimento de um filhote de girafa Rothschild (uma das subespécies de girafa mais ameaçadas do mundo), dois de mico-leão-dourado e um de tamanduá-bandeira.

SERVIÇO:

Zooparque Itatiba

Rodovia D. Pedro I, Km 95.5 (Paraíso das Aves, Itatiba, SP), das 9h às 17h

Telefones: (11) 4487-8883 / 4487-8205

Crianças: 0 a 2 anos, grátis; 3 a 11 anos: R$ 30,00

Adultos: R$ 70,00

Para retirada na bilheteria, é preciso agendar por WhatsApp (11/97462-0251); os ingressos comprados online têm hora marcada.  

Fonte: Viagem e Turismo