Aproveite o tempo livre em casa para aprender a preparar o peixe que é marca registrada da gastronomia do país – você irá se sentir em Portugal!

Fazer um bom bacalhau é mais fácil do que parece (Chef Caique Pallas/Divulgação)
Na semana passada, Portugal chegou a lançar uma campanha pedindo para os turistas não irem para lá – pelo menos não por enquanto, até a pandemia de coronavírus passar. Enquanto isso, existem outras maneiras de viajar para o país, tão conhecido pela sua gastronomia, sem sair de casa: basta você se arriscar na cozinha!
Um dos principais pratos da culinária portuguesa é certamente o bacalhau. Os portugueses são os maiores consumidores do peixe no mundo inteiro. No século XVI, eles já navegavam até a costa do Canadá para pescar o bacalhau, que era salgado para suportar a viagem de regresso. É por isso que, com o passar do tempo, foram surgindo mil maneiras diferentes de prepará-lo.
Para obtermos uma receita mais fácil e prática, que pode ser preparada por cozinheiros amadores, pedimos a ajuda do chef Caique Pallas, que comanda a cozinha do restaurante português Bacalhau, Vinho & Cia, em São Paulo. Confira a seguir:

O chef Caique Pallas segurando uma posta de bacalhau em frente ao seu restaurante na Barra Funda, em São Paulo (Caique Pallas/Divulgação)
Ingredientes
- 1,5kg de bacalhau dessalgado e em postas
- 1kg de batatas cortadas ao meio
- 5 cebolas médias cortadas em quatro partes
- 1 pimentão vermelho cortado em tiras
- 200g de azeitonas pretas
- 4 ovos cozidos e cortados ao meio
- 1 maço de brócolis
- cheiro verde picado a gosto
- azeite de oliva extravirgem a gosto
Modo de preparo
- Corte o bacalhau em pedaços médios e coloque para ferver em uma panela com água
- Em uma panela de barro, ou outra de sua preferência, monte camadas com as batatas, as cebolas, o pimentão, as azeitonas, os ovos e o brócolis
- Por último, salpique o cheiro verde e regue com a água do cozimento do bacalhau
- Cozinhe até que as batatas e o brócolis estejam no ponto
- Sirva em um prato e finalize com azeite de oliva extravirgem
Rendimento: 6 porções
Depois que fizer a receita, mostre como ficou o seu prato nos stories usando a #fiqueemcasaVT e marcando a @viagemeturismo! As fotos escolhidas são postadas nos nossos stories.
Se a experiência na cozinha te empolgar, você ainda pode acompanhar essas lives com produtores e chefs de Portugal. Ou então navegar pelos nossos melhores conteúdos de Portugal para planejar sua viagem no futuro – breve, esperamos.
Fonte: Viagem e Turismo