A Dama do Grito

Florence Foster Jenkins (19/07/1868 – 26/11/1964), também conhecida como “Dama do Grito”,…

Florence Foster Jenkins (19/07/1868 – 26/11/1964), também conhecida como “Dama do Grito”, “Anti Callas” entre outras expressões pejorativas, foi, ao que considero, uma verdadeira devota de sua paixão: a Ópera… ainda que, pelas críticas da época e pelos registros disponíveis de suas interpretações, não tivesse nenhum talento.

Desde criança, manifestou o desejo de seguir a carreira de cantora lírica. O pai, um banqueiro bem-sucedido, ao notar o resultado das primeiras aulas de canto da filha, recusou-se a continuar pagando seus estudos. Florence não desistiu.

Aos 17 anos, fugiu de casa para continuar dedicando-se à arte de cantar. Casou-se, descasou-se e ficou na pior até o pai aceitá-la de volta, com a condição de que desistisse de cantar. Ela topou e foi assim até completar 41 anos, quando o pai morreu e Florence herdou grande parte de sua fortuna, a qual investiu em sua carreira para mostrar ao mundo sua indomável voz.

Três anos depois, ela já estava dando seu primeiro recital anual no tradicional Hotel Ritz. Tinha inquebrantável segurança de seu talento e dispunha-se a cantar as árias mais difíceis do repertório clássico. Aos 75 anos, viajando num táxi, sofreu um acidente no trânsito. Os amigos tentaram convencê-la a processar o motorista.

Ela preferiu enviar-lhe uma caixa de charutos. Adquiriu a crença de que, depois do desastre, conseguia emitir um fá maior melhor do que nunca. Os amigos temeram também a gravação dos discos. Acreditavam que, se ela se ouvisse, perceberia o quanto cantava mal. Mas Florence não se deu conta. Achava que os discos revelariam seu talento para gerações futuras, seriam como um souvenir de sua arte.

Tinha 76 anos quando aceitou se apresentar a um público maior que o dos recitais no Ritz e estrelou um concerto no prestigioso Carnegie Hall. Feito o anúncio, os ingressos se esgotaram em poucas horas. Mais de duas mil pessoas voltaram da porta do teatro, na noite de 25 de outubro de 1944, depois de tentarem comprar algum ingresso de desistentes.

Entre uma música e outra havia intervalos enormes para Florence mudar de figurino. Sua roupa com asas — ela chamava de “Angel of inspiration” — tornou-se um clássico. Conta-se que a atriz Tallulah Bankhead riu tanto durante a apresentação que teve que ser retirada do teatro.

Sua história de vida deu origem à musicais e filmes, dentre eles, um que leva seu nome, estrelado por ninguém menos que Meryl Streep e também “Marguerite”, interpretado pela atriz francesa Catherine Frot.

Florence Foster Jenkins

As cores e traços de Luiz Pegô

Pintor e desenhista autodidata, Luiz Pegô é um célebre artista plástico mineiro nascido em Belo Horizonte. Seu interesse pelas artes começou na juventude, guando participou de vários festivais de inverno em BH e Ouro Preto. Ainda na juventude , seu primeiro emprego foi em uma fábrica de tecidos , onde trabalhou com criação de estampas e com todo processo de gravação e estamparia .

Depois de trabalhar com fotografia e desenho arquitetônico , enveredou no ramo da publicidade , onde atuou na criação de logotipos e layouts, em um tempo em que não haviam computadores e o trabalho era menos massificado. Atuou também na criação de selos e cartões postais para os Correios. Em paralelo , sempre manteve a produção de quadros, que vendia na feira hippie, então realizada na praça da Liberdade.

Sua pintura transita livremente entre o realismo, o impressionismo, e as formas geométricas do cubismo. Usando muitas cores, dá vida a personagens marcantes, como Dom Quixote, Frida Kahlo , São Francisco , e personagens da nossa literatura.

Como bom mineiro, valoriza as origens de sua terra natal , não por acaso, a cultura e as tradições locais são temas recorrentes em suas obras. Pintando à óleo ou em acrílica sobre tela, preconiza temas ligados à Minas Gerais.

Muito marcantes seus quadros de Belo Horizonte, onde retrata a cidade de forma romântica, ora de forma retrô, com seus bondes e construções antigas, ora de forma moderna, com o movimento atual. Hoje , atua como professor de arte e com pinturas ao vivo de casamentos e outros eventos. Sua arte é fascinante e encantadora.

O artista Plástico Luiz Pegô.

Três Gerações dedicadas à Arte.

O ofício de decoração e revestimentos de interiores exige muito tempo e dedicação na aprendizagem dessa sensível arte. Alguns segredos deste ofício não são aprendidos na escola nem mesmo em uma faculdade: São frutos de toda uma vida de persistência e muito trabalho.

Às vezes, são passadas de pais para filhos, como velhas receitas ou tradições familiares, outras vezes, infelizmente se perdem no tempo. João dias de Carvalho, aprendeu com o pai a delicada arte de aplicar tecidos nos anos 80, fazendo deste seu oficio, o qual aprimorou. Em busca de novos métodos e conhecimentos foi para os EUA, onde permaneceu por cinco anos.

Em seu retorno ao Brasil continuou a exercer o seu mesmo trabalho, contudo de forma ainda mais sofisticada com técnicas mais modernas de instalação de tecidos nas paredes e papéis de parede. Reconhecido pela excelência e qualidade de seus serviços por várias decoradoras e arquitetos na cidade de Belo Horizonte MG, é um profissional disputado.

Seu sucesso, cujo conhecimento se deu através do pai hoje é transmitido ao filho João dias de carvalho Júnior, que o acompanha há sete anos. Segundo João “estamos na 3° geração de uma arte que surgiu na China aproximadamente 200 anos antes de cristo.

Hoje com 36 anos de profissionalismo, consigo transformar ambientes residências ou até mesmo comerciais, dar um toque aconchegante e devido todo meu tempo e experiência criar um visual inovador e moderno”. Contatos podem ser feitos pelo fone +55(31) 99103-3850.

Joao de Carvalho e seu filho Júnior.
Aplicação de jacquard feita por João no Automóvel Clube de Belo Horizonte.
Aplicação de veludo no escritório da DF Jewelry Designer.

Você Sabia?

Belo Horizonte, foi a primeira cidade brasileira projetada. O centro da capital mineira tem seu traçado inspirado em Washington, capital dos EUA.

Para Refletir:

“Poderão cortar todas as flores, mas não poderão deter a primavera”. (Pablo Neruda). 

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes. Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção! Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.

Fonte: David Faria

Fonte: Brazilian Times