A importância da responsabilidade social individual em momentos de crise

Vamos iniciar nossa reflexão de hoje entendendo um pouco mais sobre a importância da…

Vamos iniciar nossa reflexão de hoje entendendo um pouco mais sobre a importância da responsabilidade social individual para a realidade atual. Apesar de parecer um conceito complexo, a responsabilidade social individual é muito simples, porém, desafiadora em sua prática.

Existem alguns tipos de responsabilidade social como a Responsabilidade Social Corporativa (RSC), Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e a Responsabilidade Social Ambiental (RSA). A origem da expressão “responsabilidade social”, pode ser interpretada como responsabilidade pela sociedade.

Você já parou para perguntar a si mesmo qual a forma de responsabilidade social individual que você pratica ou deixa de praticar?

Possuir responsabilidade social individual é conseguir se colocar no lugar do outro mesmo em momentos de crise. É também praticar a empatia, independente do próprio sofrimento. Exige enxergar além da própria dor, dos próprios dilemas e se importar com o outro de forma genuína e natural. É entender a importância do coletivo, do todo.

A responsabilidade social individual possui uma relevância muito maior do que imaginamos. Por meio dela, fazemos a diferença que buscamos encontrar no mundo. Cada um com o seu papel, com o seu valor, como em um quebra-cabeça, onde todas as peças possuem a mesma importância e tem as suas diferenças. Juntas, as peças conseguem realizar transformações significativas baseadas no poder da coletividade.

Vamos a alguns exemplos de responsabilidade social individual que podem ser praticadas na quarentena:

1. Repense sobre seu papel na sociedade

Agora que você possui mais tempo para pensar, pare e pense sobre a forma como você contribui para o coletivo através da responsabilidade social, observe quais as possíveis formas pode fazer a diferença na vida de outras pessoas, do planeta, dos animais e de tudo que faz parte de sua vida seja indireta ou diretamente.

Repensar sobre a própria inércia social é uma forma de praticar essa responsabilidade. Afinal, um ser consciente de seus progressos e estagnações é um indivíduo que impulsiona a evolução humana.

2. Repense sobre o poder de sua influência nas redes sociais para o coletivo

Talvez você acredite que a responsabilidade social individual se resuma somente a ao fato de fazer reciclagem, tornar-se vegano, não roubar, não infligir leis ou praticar alguma forma de solidariedade. Mas a responsabilidade social vai bem além, a forma como você influencia através das redes sociais seja positiva ou negativamente também é uma responsabilidade social.

E o que você vem fazendo com sua influência na sua plataforma digital?

3. É se tornar o melhor cidadão que puder mesmo quando estiver sozinho

É agir eticamente mesmo quando não há plateias para aplaudir. E também comunicar a importância de cada ação individual. É se importar em fazer o possível para deixar de herança para nossos filhos e netos um mundo muito melhor do que o que encontramos. É preciso se tornar realmente consciente de nossas responsabilidades sociais e não praticá-las somente para nos sentirmos socialmente aceitos.

4. É cuidar da sua família

Todos fazemos parte de alguma família e as diversas famílias pelo mundo foram uma grande família. Mas para que essa grande família que chamamos de mundo torne-se um lugar bom de se viver, é preciso que a harmonia passe a fazer parte da realidade.

É como diz a famosa frase, “Se você deseja mudar o mundo, vá para casa e ame sua família”. Porque somente o amor é capaz de formar cidadãos empáticos capazes de fazer escolhas que beneficiem a sociedade de forma geral, além de si mesmo.

Entendemos, que apesar de não ser um político ou um ativista, você também pode contribuir para a sociedade. Tire um momento e reavalie a sua responsabilidade social, a sua perspectiva a esse respeito. A individualidade e a coletividade devem possuir o mesmo grau de importância, pois ambas possuem papel essencial na expansão do ser humano.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

BROOKS LAW- Nos dedicamos a nossos clientes e trabalharemos incansavelmente por você. Somos especializados em acidentes com carros, remuneração dos trabalhadores, lesões pessoais, negligência médica. Estamos localizados na 490 Union Ave., Framingham (MA). Tel: 617-245-8090.

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

Fonte: Brazilian Times

Comentários Facebook