A incrível trajetória da BLITZ, a banda que pavimentou a estrada do Rock Brasil

Conheci Evandro Mesquita nos anos 70, no Pier de Ipanema, o famoso emissário submarino no…

Conheci Evandro Mesquita nos anos 70, no Pier de Ipanema, o famoso emissário submarino no Arpoador. Ele com seu violão e sua inseparável gaita de blues, sempre afim de levar um som… Ali na praia, sonhávamos com um mundo melhor, uma juventude feliz, musical, artística, que se reunia e celebrava a Paz e o Amor de forma sincera, cantando juntos, Beatles, Stones, Dylan…

Na praia fazíamos nossos contatos, nossas amizades, nossas juras de amor eterno…

Uma geração que começou a escrever músicas e formar bandas de Rock que se desenvolveram nesse período.

Procurávamos a expansão da consciência com sinceridade, visando melhorar o mundo e acabar com as guerras… Era um garoto que como eu, Ra tá tá tá ta…

Trabalhei e fiz shows com Evandro em seu disco solo, Tribo dos Tuamães, do qual fui um dos arranjadores e onde gravamos várias músicas que fizemos em parceria.

Dei uma canja tocando guitarra com a Blitz, aqui em Framingham, e em New York, recentemente. Sempre que vou ao Brasil, nos encontramos em seu estúdio para papear, tocar e gravar com amigos como Ralph Canetti, Rogério Meanda, Arnaldo Brandão, Fernando Fischgold e o querido Billy Forghieri.

Aquela hospitalidade tipo família… Aqui vai uma super resumida história da revolução Blitz.

Janeiro de 1982, verão carioca. Uma lona começa a ser esticada sobre o pedaço de terra que separa Ipanema de Copacabana. À sua sombra toma forma um espaço multicultural e democrático que ficou conhecido como Circo Voador.

Naquele palco praiano, que depois mudaria para a Lapa, no centro do Rio, nasceu a BLITZ.

Vinda de shows improvisados em bares da zona sul, a banda tomou forma e começou a virar mania no tablado do Circo. Em julho daquele ano gravou o compacto “Você Não Soube Me Amar”, que só tinha essa música no lado B do disco, uma voz repetia “nada, nada, nada”.

Em três meses o compacto vendeu 100 mil cópias e aquela canção diferente, meio cantada, meio falada, cheia de swing, gírias e de alegria virou febre.

Ainda em setembro, foi lançado o LP “As Aventuras da Blitz”, com uma venda ainda mais impressionante que a do compacto.

A BLITZ tinha o Brasil aos seus pés. Evandro & Cia surgiram na esteira do “Rock Brasil” – termo que a imprensa normalmente usava para se referir a artistas como Lulu Santos e grupos como Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, entre outros que foram dando as caras no início dos anos 80 –, mas não formavam exatamente uma banda de rock.

A BLITZ era inclassificável na melhor acepção do termo. E isso tinha muito a ver com a sua origem, o grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone. De lá saiu Evandro Mesquita, o homem na frente do grupo, responsável por boa parte das letras deliciosamente coloquiais da banda. De lá saiu também Patrícia Travassos, que dirigiu os primeiros shows do grupo e imprimiu a eles a marca do espetáculo músico-teatral.

Evandro não só cantava, mas também dialogava com as garotas do backing vocal, a cantora Márcia Bulcão e a amiga dela, a bailarina Fernanda Abreu.

Na cozinha musical, jovens talentosos como Billy Forghieri (teclados, ex–Gang 90), Ricardo Barreto (guitarra), Antonio Pedro (baixo, ex-Mutantes) e Lobão (bateria) garantiam som de primeira.

Os anos de ouro do grupo vão de 1982 a 1986. Nesse espaço de tempo, a BLITZ lançou três discos, fez centenas de shows pelo país e pelo exterior, entre eles as antológicas apresentações no Rock in Rio I, e se dissolveu às vésperas da gravação do quatro LP.

Voltou a se reunir e a se separar nos anos 90.

Hoje com uma formação estável, junta há cerca de sete anos e que já gravou três CDs e dois DVDs, a banda é composta por: Evandro Mesquita (vocal, guitarra e violão), Billy Forghieri (teclados), Juba (bateria), Rogério Meanda (guitarra), Cláudia Niemeyer (baixo), Andréa Coutinho (backing vocal) e Nicole Cyrne (backing vocal).

Antenados com a modernidade o caldeirão Blitz continua fervendo com o rock, o pop, o reggae, o blues, o eletrônico, as baladas de gaita e violão, as letras bem-sacadas, as guitarras swingadas, o canto falado, as respostas das meninas, enfim, o típico bom-humor que sempre foi a marca de Mesquita & Cia. Atividade total e muitos shows Brasil afora, com a tour que nunca tem fim. “Enquanto houver bambu tem flecha!”

O CamArim com Ari Mendes gostaria de agradecer imensamente a gentileza do jornalista Franklin Emmanuel, criador do Site Franklin Mano, por ter contribuído de forma fundamental para essa matéria. Valeu amigo!

Imperdível: Em Blitz – O Filme! Documentário viabilizado pela Viralata Produções estará em breve em todos os cinemas. O diretor Paulo Fontenelle reconta em 104 minutos a saga da Blitz com precisão, humor, sinceridade e habilidade na área do cinema documental. A Blitz também acabou de lançar seu single, “Lirio”, veja o vídeo oficial no You Tube:

https://youtu.be/8nVTHf5OCe4. Uma canção de Paz e Esperança.

Ari Mendes Evandro Mesquita
Ari Mendes Ralph Canetti e Evandro Mesquita no studio
Blitz a banda
Blitz O FILME!

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

LIBERTY MUTUAL GROUP- é uma empresa norte-americana do ramo de seguros. Entre os seguros oferecidos estão automotivo, casa, vida, moto, barco, joias, pet, etc. Gabriela Murray, agente licenciada. Tel: (978) 831-8752, em Framingham (MA).

BOZETTIS BUSINESS- Você que é helper, empregado ou proprietário de empresa que tem o desejo de abrir seu próprio negócio ou precisa de ajudapara crescer sua empresa. NÓS PODEMOS TE AJUDAR! Tel: (978) 886-0396

ATENÇÃO COMUNIDADE BRASILEIRA: Mais do que nunca, agora é o momento em que toda comunidade deve se unir por representatividade e distribuição proporcional de verbas. Se você ainda não respondeu ao CENSO 2020, acesse agora: www.my2020census.gov ou (844) 474-2020 (Ambos em Português)

PLANO DE SAÚDE PARA IDOSOS- Já pensou em não pagar nada por uma consulta médica ? Ou por tratamentos dentários e oculistas? Isso é possível, com o Senior Whole Health (HmO SMP), um plano de saúde Medicare Advantage para idosos com mais de 65 anos de idade que tenham o MassHealth Standard. Tel (888) 566-3526 (TTY 711)

Fonte: Brazilian Times