Centro Scalabrini celebra 13 anos em Everett (MA)

Fundado em 2016, pelo Padre Scaravelli e Irmã Elisete Signor, no sábado, dia 1º de junho, o…

Fundado em 2016, pelo Padre Scaravelli e Irmã Elisete Signor, no sábado, dia 1º de junho, o Centro Scalabrini vai celebrar treze anos de atividades e prestação de serviços para a comunidade brasileira na cidade de Everett (Massachusetts). A organização é reconhecida pela Health Conector e Mass Health, por isso oitenta por cento do atendimento são direcionados a ajudar as pessoas com seguro de saúde, registro e envio aos médicos.

Além disso, o centro orienta os pais sobre quais os procedimentos corretos para colocar seus filhos na escola. Irmã Elisete destaca que nos últimos meses, o centro tem registrado um grande aumento na chegada de novas famílias brasileiras, principalmente na região de Everett.

Ela afirma que entre 10 a 15 famílias recém-chegadas procuram ajuda do centro diariamente. “Maioria delas entraram no país no sistema cai-cai e algumas usam até tornozeleira eletrônica”, fala.

Ela destaca que um dos maiores desafios para manter o centro em atividade ao longo destes três anos, foi a questão financeira. “Graças ao serviço voluntário e a eu ter disposição para me dedicar dia e noite é que conseguimos chegar até aqui”, fala revelando que agora o Centro Scalabrini tornou-se uma organização não governamental.

Isso significa que ela pode receber doações e o doador terá a possibilidade de descontar no imposto de renda. Além disso, o centro poderá aplicar para programas do governo e projetos de outras entidades que ajudam as organizações. “Esta foi uma grande conquista, pois agora teremos como angariar recursos para manter o centro em atividade e quem sabe atender um número maior de pessoas”, disse.

Além de ajudar e orientar as pessoas sobre seguro de saúde e atendimento médico, o centro possui uma parceria com o Consulado-geral do Brasil em Boston e a cada 15 dias recebe uma sessão itinerante. De acordo com Irmã Elisete, são atendidas em média de 40 pessoas a cada realização. “Se tivéssemos mais dinheiro, com certeza o número de atendimento triplicaria”, afirma.

Atualmente o centro atende cerca de 50 pessoas por dia, mas se tivesse um apoio financeiro maior, atenderia até 150.

Outra prestação de serviço acontece em parceria com a Fundação Icla da Silva, e toda segunda-feira, o centro recebe pessoas interessadas em se registrar para serem possíveis doadores de medula óssea. Irmã Elisete afirma entre 20 a 25 pessoas se registram toda semana. “Um número bastante expressivo e mostrar que têm muitos brasileiros interessado em ajudar o próximo”, continua.

Irmã Elisete fala que se o centro tivesse mais apoio financeiro, outros projetos seriam colocados em prática. “Mas, com dificuldade, estamos conseguindo nosso objetivo”, fala revelando que após completar 13 anos, o centro vai oferecer um profissional para aconselhamento humano e espiritual. “Ele ficará a disposição, no centro, constantemente em uma sala que será destinada somente a este serviço”, segue.

Irmã Elisete destaca que outro projeto que ela tem em mente é oferecer ajuda a adolescentes, ajudar pessoas que não tem onde dormir, assessoria para quem é vítimade violência doméstica, precisa de tratamento para saúde mental e apoio de um advogado.

Para ajudar ou ser volunt†rio no centro, basta visitar o escrit¢rio em Everett.

Nestes treze anos de atividade, o centro se manteve com ajuda de poucos doadores e uma pequena parcela do dízimo da Paróquia Santo Antônio. “Agora que nos tornamos uma ong, vamos nos desvincular da igreja e ter a nossa própria administração”, fala ressaltando que o regimento interno já está pronto.

O centro precisa do apoio da comunidade para continuar a atender de maneira satisfatória. Irmã Elisete destaca que precisa de doação financeira também do serviço voluntariado. “Precisamos mostrar para a comunidade que é importante tirar um tempo em suas vidas para fazer o bem ao próximo. Hoje contamos com pessoas que doam, uma hora dias horas e até mais por semana e dizem que isso modificou a vida delas”, fala.

Os interessados em saber mais sobre o Centro Scalabrini deve ir ao escritório, localizado no 63 da Oaks Street, em Everett, ou ligar no telefone 617-387-1393 para mais informações. “Vamos comprar uma linha telefônica para funcionar somente via WhatsApp”, fala.

Quem preferir pode enviar email para [email protected] ou [email protected].

Fonte: Redação Braziliantimes

Fonte: Brazilian Times