Coluna Albertina

Filha de mãe Brasileira e pai Alemão, Sílvia Renata Sommerlath, nasceu em Heidelberg,…

Filha de mãe Brasileira e pai Alemão, Sílvia Renata Sommerlath, nasceu em Heidelberg, Alemanha, dia 23 de dezembro de 1943. Aos 4 anos de idade, mudou-se com sua família para o Brasil, onde permaneceu até os 14 anos, voltando para Alemanha, onde concluiu o ensino médio em Dusseldorf e fez faculdade em Munique, formando-se em 1969, no equivalente ao nosso Curso de Letras, com ênfase em língua espanhola.

Em 1972, após ter trabalhado como comissária de bordo, tradutora e diretora de protocolo em um consulado, Silvia se tornou interprete da comitiva Argentina nos Jogos Olímpicos de Munique, ocasião que conheceu o então Príncipe herdeiro da Suécia, Carl Gustaf, que se tronou rei após o falecimento de seu pai em 1973, sendo proclamado Rei Carl XVI da Suécia.

Rainha Silvia, a “Dancing Queen”:

Antes mesmo de casar-se com o rei, a Suécia já caía de amores por Silvia. Inteligente, educada, fina e independente, era a mulher perfeita para ser a rainha consorte do país.

A paixão era tão grande que o ABBA, grupo musical mais importante da história da Suécia, decidiu guardar a estreia de “Dancing Queen”, seu maior hit, para Silvia. A primeira apresentação da música foi na noite de 18 de junho de 1976, em uma festa pré-casamento de Gustaf e Silvia na Royal Swedish Opera.

Revolução nas tradições reais:

Pouco depois de Silvia e Carl completarem um ano de casados, em 14 de julho de 1977 nasceu Victoria, a primeira filha do casal. Em 13 de maio de 1979 veio ao mundo Carl Philip e em 10 de junho de 1982, Madeleine.

Pelas regras vigentes naquela época, Carl Philip nasceu como primeiro na linha de sucessão ao trono sueco. Apesar de Victoria ser a mais velha, os filhos homens tinham o privilégio de furar a fila.

Só que Silvia não achava isso justo e, após ponderar o fato com o marido, a Coroa Sueca decidiu mudar a lei. Em 1º de janeiro de 1980 foi anunciada a aprovação do Ato Sueco de Sucessão, uma reforma constitucional que define que a primeira posição na linha de sucessão ao trono da Suécia é de quem nascer primeiro, seja homem ou mulher, pelo que se tornou a primeira monarquia a adotar este sistema.

Culta, elegante, educada e reconhecida pela simplicidade e simpatia, a rainha Sílvia é admirada não apenas pelo cumprimento de suas atribuições, mas também pelo engajamento em projetos sociais importantes

Entre idas e vindas, a artista plástica Raquel Lima vem traçando sua trajetória artística em uma busca frenética por crescimento, no intuito de dar à sua arte o melhor que alma pode oferecer. Desde criança, ao acompanhar seu pai, aprendeu a ter um olhar diferenciado observar o mundo, o que lhe proporcionou uma sensibilidade distinta, algo que acredita ser necessário aos artistas os quais precisam vivenciar uma experiência existencial no momento da elaboração das obras.

Há mais de 20 anos no mercado de arte, galgando espaço para se estabelecer como artista, Raquel desenvolveu com criatividade sua arte, concretizando assim muitos sonhos. Participou de diversas exposições no Brasil em: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Escarpas do Lago dentre outras.

Suas obras conquistaram espaços públicos: “O sobrado de Dona Joaquina” no Museu Dona Joaquina do Pompéu (Pompéu, MG) e a obra “Voe,vou,voo” no Aeroporto da Pampulha (Belo Horizonte, MG).

Seus trabalhos Cruzaram as fronteiras brasileiras e foram expostas em diversas Exposições Internacionais em Nova Iorque, Londres, Madrid, Lisboa, Viena e Punta Del Leste. Em 2016, participou por meio da série “Brasilidade” inspirada nas estampas alegres e primorosas dos florais de “Chitas”, representando o nosso país, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, EUA.

De acordo com Raquel “através da arte, nós artistas podemos ir além, levantar questões, instigar fruidores, podemos protestar, homenagear e é oportuno nestes momentos difíceis da pandemia, podemos também, espalhar cores, mensagens e alegria.

Nesta fase do meu trabalho, estou alinhavando este projeto e costurando minhas ideias com a intenção de levar os espectadores, a admirarem minha obra através de um dos ícones da nossa nacionalidade, as “chitas”, as flores, as cores que representam nossa alegria, a nossa Brasilidade”.

Para Refletir:
“Certa vez um sultão sonhou que havia perdido todos os seus dentes. Ele acordou assustado e mandou chamar um sábio para que interpretasse o sonho.

— Que desgraça, senhor! — Exclamou o sábio. — Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade!

— Mas que insolente! — Gritou o sultão. — Como se atreve a dizer tal coisa?

E ele chamou os guardas e mandou que lhe dessem cem chicotadas. Mandou também que chamassem outro sábio, para interpretar o mesmo sonho. E o outro sábio disse:

— Senhor, uma grande felicidade vos está reservada!!! O sonho indica que ireis viver mais que todos os vossos parentes!

A fisionomia do sultão iluminou-se e ele mandou dar cem moedas ao sábio. Quando este saía do palácio, um cortesão perguntou:

— Como é possível? A interpretação que você deu foi a mesma do seu colega. No entanto, ele levou chicotadas e você moedas de ouro!

— Lembre-se sempre, amigo, tudo depende da maneira de dizer as coisas”.
(conto árabe)

Nota: Um dos grandes desafios da humanidade é aprender a arte de comunicar-se. Da comunicação depende, muitas vezes, a felicidade ou a desgraça, a paz ou a guerra.

Você Sabia?

No dia 22 de abril, comemoramos o descobrimento do Brasil. A viagem de Pedro Álvares Cabral até nosso país demorou mais de um mês – ele saiu de Lisboa ao meio-dia, em 9 de março de 1.500, com 1,5 mil pessoas acomodadas em 10 navios de grande porte e três caravelas. Uma dessas embarcações, com 150 homens, desapareceu no fim daquele mês e nunca mais foi encontrado.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.

MINEIRÃO MARKET- Venha conhecer nossas promoções. Açougue, verduras, doces, sucos, pães de sal e muito mais. Temos 3 localizações para melhor lhe atender: Somerville, Marlboro e Malden. Ligue: (617) 301-3900.

Fonte: Brazilian Times