Elber Bedaque, baterista com uma pegada única.

Camarim.
Tradição da nossa música. Roqueiro que toca Samba, Forró, Jazz, e qualquer…

Camarim.

Tradição da nossa música. Roqueiro que toca Samba, Forró, Jazz, e qualquer estilo mais…Preciso mencionar que estudei bateria por alguns anos desde os 10 anos de idade, cheguei até a tocar profissionalmente em gravações e shows, inclusive toquei com o grupo de Rock Progressivo “Veludo” no Maracanãzinho abrindo para o Bill Haley e seus Cometas, antes de (para o bem geral da nação, e dos ouvidos alheios) me dedicar à guitarra, aos arranjos e à engenharia de audio e produção musical.

Quando estou produzindo, a primeira coisa que faço é garantir um super som de batera…Sei o quanto é difícil afinar, carregar, montar, desmontar a bateria, e aturar reclamações dos vizinhos por causa do barulho… Enfim, como batera amador e um guitarrista de sucesso (humildemente, estudei muito e paguei o preço devido…), rendo homenagens à todos esses guerreiros da base, do ritmo, do groove.

Aprendi com produtores que muito me influenciaram e ensinaram o seguinte: o produtor que tem um amigo baterista, tem sucesso garantido. Tudo no estúdio começa com a base, a fundação rítmica. Elber Bedaque influenciou muita gente, com seu estilo forte e marcante. Bateristas fortes como Charles Chalegre (que será apresentado aqui em breve) o mencionam orgulhosamente como uma de suas grandes influências.

Conheci Elber Bedaque tocando para o Ney Matogrosso, tocamos juntos por 3 anos. Desde o primeiro ensaio com a a banda Terceiro Mundo (nome do grupo do Ney em sua carreira solo), fiquei boquiaberto com a força, precisão e a personalidade imprimidas em sua interpretação.

Não importando o estilo, desde uma balada suave até um rockão pauleira…. Mistura perfeita de técnica com energia. Nos reencontramos faz pouco tempo, através do nosso amigo em comum Amilcar Cruz, o “Pimpa”, que era roadie do Ney na época.

Em nossos planos para um futuro próximo, a gravação de um álbum juntos, com músicas autorais e alguns covers, assim que passarmos por essa tempestade. Aguardem, pois será a maior sonzeira, guitarra baixo e batera, super Power Trio!

Extremamente versátil tanto ao vivo como em estúdios. Elber Bedaque teve seu primeiro contato com a Bateria aos 12 anos de idade em Jacareí (SP) sua cidade natal, onde viveu intensamente a Beatlemania e a Jovem Guarda (Movimento Jovem Musical), que Roberto e Erasmo Carlos lideravam. Nessa época participou das melhores bandas locais da época (conjuntos, como costumávamos chamar as bandas).

Vivenciou também os festivais de música da TV Record que lançou grandes cantores e compositores da Música Popular Brasileira (Gilberto Gil, Caetano Veloso. Chico Buarque. Elis Regina. Jair Rodrigues, Edu Lôbo, Geraldo Vandré, Zimbo Trio) Rock’n Roll e MPB são suas grandes influências. Beatles, Mutantes, Tower of Power, Motown, James Brown, Led Zeppelin, por aí vai…. Seus ídolos na bateria são Ringo Starr, Netinho (Os Incríveis), e Rubinho Barsatti (Zimbo Trio).

Em 1975 foi convidado pelo grande trompetista Márcio Montarroyos (R.I.P.) a integrar a banda do cantor Ney Matogrosso, que havia saido dos Secos e Molhados e iniciava sua carreira solo. Tocou em shows e participou de vários álbuns com Ney de 1975 até 1978.

Em 1979 foi tocar com a cantora Elba Ramalho, com quem ficou uma longa temporada fazendo shows e gravações internacionalmente. Como em Zurich, na Suiça, (Festival de Moutreaux), em Tel Aviv, Israel, em Haifa na Alemanha.

Em Berlin, Hamburgo e Frankfurt (Musika Latino-Americana), em Sevilla, Espanha (Horizonte 82) em Paris, França, no Chile em Viña del Mar, na Inglaterra, Londres, nos Estados Unidos (Blue Note- Palladium), em Portugal, Lisboa e Porto, e na Itália, Roma, Milão, Napoli e Verona. Trabalhou também com o cantor/compositor Moraes Moreira (originalmente dos Novos Bahianos) em show e gravações, realizando tournées em New York (Sounds Of Brazil) e em Miami, Flórida.

Com Moraes Moreira, tocou também no 2⁰ Rock in Rio. Outros artistas com quem trabalhou incluem: Jorge Benjor, Johnny Alf, Chico Buarque, Nara Leão, João Nogueira, Alceu Valença, Zé Ramalho, Amelinha e Raimundo Sodré, entre outros.

Hoje mora em Saquarema- RJ, (Região dos Lagos) aonde toca com seu Quarteto e ministra Workshops pelas cidades da região. Está preparando seu primeiro trabalho solo, a ser lançado em circuito internacional em breve. Elber está pronto a responder suas perguntas através de sua página no Facebook. Aguardem, coisas boas estão porvir.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

BROOKS LAW- Nos dedicamos a nossos clientes e trabalharemos incansavelmente por você. Somos especializados em acidentes com carros, remuneração dos trabalhadores, lesões pessoais, negligência médica. Estamos localizados na 490 Union Ave., Framingham (MA). Tel: 617-245-8090.

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

Banda Ney Matogrosso 1976
Elber Bedaque na batera
Elber Bedaque com Ney Matogrosso
Elber Bedaque com Moraes Moreira
Elber Bedaque com Elba Ramalho

Fonte: Brazilian Times