Óleo de cozinha de restaurantes de Orlando irá abastecer aviões de passageiros

Óleo usado em cozinhas de restaurantes em Orlando está sendo convertido para o abastecimento de aviões

O que parecia improvável agora tem utilidade em aviões. O óleo de cozinha usado em restaurantes próximos às atrações da área de Orlando está sendo coletado e convertido em um combustível que pode ajudar a transportar os turistas que visitam o local

Da Redação – Uma façanha está acontecendo na Flórida Central. O óleo de cozinha usado em restaurantes próximos às atrações da área de Orlando está sendo coletado e convertido em um combustível que pode ajudar a transportar os turistas que visitam o local. E segundo Dave Kimball, diretor executivo da “Mahoney Environmental” – empresa que coleta o óleo de cozinha usado na área de Orlando –, “está salvando o mundo.

Disse Kimball que os restaurantes costumavam pagar às empresas para se livrarem do óleo de cozinha usado, mas a empresa está pagando os restaurantes pela oportunidade – transformar o óleo em combustível para avião. O combustível de aviação sustentável reduz a emissão de carbono em até 50%.

Segundo o empresário, seu dia de trabalho geralmente começa antes do sol nascer para garantir que ele termine na hora do almoço. Ele viaja para aproximadamente 20 restaurantes, onde aspira cerca de 80 galões de óleo de cozinha usado de uma saída personalizada instalada fora dos restaurantes. Faz isso cinco dias por semana.

“Miami processará o petróleo, o que significa que retiraremos todos os sólidos, faremos a separação”, disse Kimball. “Acabamos com um óleo puro e, em seguida, esse óleo será enviado para outro local para se transformar em diesel renovável ou combustível de aviação sustentável”.

Óleo usado em cozinha

Alex Rivero, técnico da “Mahoney Environmental”, se prepara para remover óleo de cozinha usado de um restaurante da área de Orlando para ser transformado em combustível de aviação sustentável. De acordo com estudos, o combustível de aviação sustentável, ou SAF, queima aproximadamente 20-50% mais limpo do que o combustível de aviação refinado do petróleo – às vezes até mais limpo do que isso.

Kimball disse que pode ser usado em qualquer jato existente. A desvantagem do SAF é o custo necessário para converter o petróleo em combustível – estimado em seis vezes mais do que o refino do combustível de aviação tradicional. “Não acho que o problema a longo prazo seja o custo, a questão será como podemos produzir o suficiente.”

Dwivedi é professor associado da Universidade da Geórgia e publicou estudos sobre o uso de óleo de cozinha reciclado como combustível de aviação. “O óleo de cozinha usado tem todos os ácidos graxos que podem ser facilmente convertidos em biodiesel ou combustível de aviação sustentável hoje em dia”, disse ele.

“Depende de qual é a demanda ou de quem está dando que tipo de dinheiro, mas a tecnologia está lá e é uma tecnologia muito comprovada”. Ele disse que a demanda está crescendo.

Fonte: Nossa Gente