Homem se reúne com sua família na California após dois anos preso no México por admitir uso de maconha

Quase dois anos depois de contar a verdade sobre ter fumado maconha uma vez – um pouco de…

Quase dois anos depois de contar a verdade sobre ter fumado maconha uma vez – um pouco de honestidade que o deixou preso no México, separado de sua família e impedido de voltar aos Estados Unidos – um homem do sul da Califórnia voltou para sua casa pela e surpreendeu seus filhos.

Emily, 7 anos, conchilava na sala de estar, então demorou um pouco para perceber que o homem que a acordava era seu pai, José Palomar. Ela jogou os braços em volta dele e chorou. Ele chorou também.

Em seguida, ele subiu as escadas, em sua casa na cidade de Corona, para surpreender April, de 12 anos, que correu em sua direção e também começou a chorar. Joshua, 14, estava na garagem, jogando videogame, mas também se levantou para um abraço.

“Ele está um pouco mais crescido”, disse Palomar.

Melanie, a criança, que tinha cerca de seis meses quando o homem saiu de casa, estava com a avó quando ele voltou. “Perdi as primeiras palavras e os primeiros passos dela”, disse.

O retorno de Palomar à Califórnia aconteceu quase dois anos depois de lhe ter sido negado o que poderia ter sido um visto de imigrante bastante rotineiro.

O destinatário do DACA, que nasceu no México, mas cresceu no sul da Califórnia, cruzou a fronteira em junho de 2019 em busca de documentos para um green card e eventual a cidadania dos EUA. Mas durante uma entrevista no México, ele respondeu com sinceridade quando questionado se alguma vez havia ingerido uma substância ilegal – neste caso, a cannabis, que é legal na Califórnia, mas ilegal segundo a lei federal.

Sua resposta preparou o cenário para uma odisseia de quase dois anos em que ele não teve permissão para voltar e sua família lutou.

A esposa de Palomar, Christine, teve que sustentar a família enquanto também visitava constantemente várias agências governamentais e escritórios legislativos em busca do retorno do marido. Ela o ajudou a conseguir um apartamento em Tijuana e viajava para lá sempre que podia, às vezes com as crianças.

Mas quando a pandemia atingiu e virou a vida de todos de cabeça para baixo, ela foi deixada sozinha em sua casa para cuidar das crianças, que por um período frequentavam a escola online.

Dos vários escritórios legislativos que ela procurou – e ela contatou todos eles, repetidamente – Christine disse que recebeu alguma ajuda de um membro da equipe no escritório do Deputado Ken Calvert.

Ainda assim, dois anos depois, o casal ainda tem dificuldade em entender porque Palomar foi impedido de voltar aos Estados Unidos porque respondeu a uma pergunta com sinceridade, sobre o uso de uma droga – maconha – que não é crime na Califórnia.

“O sistema legal está bagunçado”, disse Christine. “Disseram para você ser honesto em todas essas entrevistas. Mas, no final do dia, você é punido por sua honestidade”.

O homem, agora com 28 anos, cresceu em Anaheim depois que foi trazido ilegalmente do México para os EUA quando tinha seis anos de idade. Como beneficiário de um programa conhecido como DACA, ele teve alívio temporário de uma possível deportação. Ele também se qualificou para o green card porque é casado com uma cidadã deste país.

O casal se conheceu em 2012. Christine já tinha dois filhos, Joshua e April, e José disse que os considera seus. Quando eles se casaram, no Valentine´s Day de 2014, Emily já havia nascido; Melanie veio depois,

Agora, depois de uma separação de dois anos pontuada por visitas em Tijuana, a família precisa se reajustar.

“Temos que literalmente reconstruir nossas vidas”, disse Christine, 31. “Começar do zero”.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

VICTORIA REALTY- Venha realizar o seu sonho de morar na Flórida- Compra, venda e aluguel. Agente vai achar o lugar perfeito para você investir, ou morar na Flórida. Alugamos casas para temporada de férias. Ligue para Marcia Aguiar: (321) 286-6038 ou Andressa Santos: (407) 729-6983

SEGURO DENTAL– Oferecemos mais de 350 serviços. Ligue: 1-855-662-6550 ou acesse: dental50plus.com/Brazil.

BENCKE CONSTRUTORA– Invista no melhor para você, em Itapema, Santa Catarina. Desde 2004 construíndo sonhos. Financiamento direto com a construtora. www.benckeconstrutora.com.  Para mais informações ligue: (617) 440-8471.

WRA REALTY– Flórida- As melhores oportunidades da Flórida. Deixe nossos especialistas encontrarem a oportunidade certa para você! Encontramos a melhor opção para você investir o seu dinheiro na Flórida e aumentar o seu rendimento. Invista em PROPRIEDADE! Fale com a corretora brasileira Fernanda Pizzamiglio. Tel: (508) 364-4606. Endereço: 7065 Westpoint Blvd. Suite 102- Orlando, FL 32835. Email: [email protected]. Site: www.wra-usa.com

Fonte: Brazilian Times