ICE encontra US$ 4 milhões em um barco e ativistas querem usar dinheiro para ajudar imigrantes

Na tarde de domingo, dia 07, agentes da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos e do…

Na tarde de domingo, dia 07, agentes da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos e do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) seguiram um barco na costa de Porto Rico. De acordo com as informações, tudo começou quando os oficiais notaram que a embarcação navegava com luzes apagadas. Achando isso suspeito decidiram segui-la.

Em determinado momento, o barco fez uma curva para a costa leste de Porto Rico e atracou perto de Rio Fajardo. Os agentes viram, mesmo no escuro, várias pessoas descarregando sacolas. A Patrulha de Fronteira decidiu se aproximar da embarcação e, quando se aproximaram, as pessoas fugiram do barco. Elas deixaram para trás US$ 3,7 milhões em dinheiro.

Uma declaração feita pela Patrulha de Fronteira nesta segunda-feira, dia 08, detalhou como foi realizada a apreensão do dinheiro que agora está sob a custódia do Drug Enforcement Administration (DEA). “Continuamos comprometidos em trabalhar com outros parceiros federais e locais na aplicação da lei para detectar e deter contrabando em todo o Caribe”, afirmou Johnny Morales, diretor de Operações Aéreas e Marítimas.

Após a divulgação da apreensão, algumas organizações que defendem os direitos dos imigrantes afirmaram que o dinheiro deveria ser usado para resolver a crise de imigrantes na fronteira sul do país. A Coalizão Trans Latina destacou que este valor poderia ser utilizado para comprar um pouco de sabão e pasta de dente para as crianças e oferecer condições mais seguras e dignas para as imigrantes transexuais Latinas que estão em centros de detenção.

Fonte: Redação Braziliantimes

Fonte: Brazilian Times