Imigrante sob custódia do ICE morre de Covid-19 na Califórnia

Uma pessoa de 57 anos sob custódia do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em…

Uma pessoa de 57 anos sob custódia do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) morreu quarta-feira, dia 06, de complicações relacionadas ao COVID-19, marcando a primeira morte causada pelo novo coronavírus.

De acordo com dados recentes há cerca de 30 mil pessoas sob custódia da agência de imigração nos EUA.

O imigrante que morreu estava detido no Centro de Detenção Otay Mesa, em San Diego, na Califórnia. Ele estava hospitalizado desde o final de abril, segundo informações divulgadas por Craig Sturak, porta-voz da Agência de Serviços Humanos e Saúde do Condado de San Diego.

O ICE não confirmou nem negou a morte. A CoreCivic Inc., empresa privada que dirige o centro de detenção, não respondeu a imprensa.

Otay Mesa tem sido o foco da disseminação do COVID-19, com um em cada cinco detidos que testaram positivo em todo o país. Na quarta-feira, 132 dos 705 casos confirmados com coronavírus estavam nas instalações em San Diego. Além disso, 10 dos 39 funcionários do ICE que deram resultado positivo estão na Otay Mesa.

Dois guardas em um centro de detenção de imigração em Monroe, Louisiana, morreram no final do mês passado por causa do coronavírus – Carl Lenard, 62, e Stanton Johnson, 51.

O advogado do Departamento de Justiça, Samuel Bettwy, disse em uma audiência na segunda-feira, dia 04, que o detento de San Diego foi entubado em um hospital com um diagnóstico que não era bom. Embora a morte não tenha sido uma surpresa, grupos de ativistas que pressionam o ICE a libertar detidos sob fiança elevaram as críticas sobre a agência.

Para a maioria das pessoas, o novo coronavírus causa sintomas leves ou moderados, como febre e tosse, que desaparecem em duas a três semanas. Para alguns, especialmente idosos e pessoas com problemas de saúde pré-existentes, pode causar doenças mais graves, incluindo pneumonia e morte.

A frequência dos testes pode ter algo a ver com a taxa de infecção elevada de Otay Mesa. Na audiência de segunda-feira, as autoridades disseram que 119 de 171, ou 70%, dos detidos testados foram positivos. O ICE disse que testou apenas 705 detidos em todo o país.

O primeiro caso positivo em Otay Mesa foi um guarda, cujo resultado do teste foi anunciado em 31 de março. A instalação foi projetada para receber 1.970 detidos do ICE, mas reduziu sua contagem nas últimas semanas. Em 26 de abril, havia 662 imigrantes detidos. Dezenas estão sendo libertadas esta semana sob uma ordem judicial.

APOIEM OS PEQUENOS NEGÓCIOS. MANTENHA A ECONOMIA GIRANDO!

FAMILY MOVING- Atuamos em todo território da Flórida. Oferecemos um trabalho de porta a porta e também de Porto a Porto. Enviamos caixas para todo o Brasil. Também fazemos mudanças dentro dos EUA. Também alugamos trailers e vans e oferecemos serviços de embalar os itens do cliente. Ligue e faça seu orçamento: (475) 225-7754.

SEGURO DENTAL- Oferecemos mais de 350 serviços. Ligue: 1-855-662-6550 ou acesse: dental50plus.com/Brazil.

BENCKE CONSTRUTORA- Invista no melhor para você, em Itapema, Santa Catarina. Desde 2004 construíndo sonhos. Financiamento direto com a construtora. www.benckeconstrutora.com. Para mais informações ligue: (617) 440-8471.

Fonte: Redação – Brazilian Times.

Fonte: Brazilian Times