Mensagem de Final de Ano do Cônsul-Geral, Embaixador João Mendes Pereira

Meus caros amigos,
Ao chegar ao final deste ano, em que pudemos respirar um pouco melhor,…

Meus caros amigos,

Ao chegar ao final deste ano, em que pudemos respirar um pouco melhor, não poderia deixar de agradecer à compreensão de toda a comunidade em relação ao trabalho do Consulado-Geral em Miami.

Desde o dia 1° de junho deste ano, com o avanço do processo de vacinação, retomamos o pleno atendimento no Consulado, ainda mantendo algumas medidas de precaução, como o uso obrigatório de máscaras, aferição de temperatura corporal e redução de aglomerações em nossos espaços.

Desde o início da minha gestão, tenho buscado realizar o maior número possível de missões itinerantes, levando o Consulado para mais perto dos brasileiros. Somente no segundo semestre deste ano, conseguimos realizar três consulados itinerantes, após a longa interrupção por causa da pandemia. Continuo empenhado em concretizar a abertura de um Vice-Consulado em Orlando no ano que vem, ideia que acalento desde que aqui cheguei.

O Consulado segue empenhado em aprimorar a prestação de serviços aos brasileiros. Estabelecemos aqui um novo paradigma de atendimento, com base no sistema e-Consular. Este sistema, desenvolvido aqui em Miami, é hoje o carro-chefe do Plano de Transformação Digital do Ministério das Relações Exteriores. O e-Consular está em operação nas maiores repartições consulares no exterior, abrangendo 95% do total da produção de documentos consulares. A boa aceitação do sistema pela comunidade brasileira na Flórida foi o estímulo para o Itamaraty adotar o e-consular mundo afora. Recentemente, demos início a projeto-piloto, em parceria com o Banco do Brasil Americas, de sistema de pagamento eletrônico para serviços consulares, mais um passo no processo de digitalização.

Desenvolvemos intensa agenda na área econômico-comercial, com apoio das câmaras de comércio Brasil-Estados Unidos e de outros parceiros, com vistas a impulsionar o comércio bilateral de bens e serviços e melhorar a percepção de investidores locais sobre oportunidades de investimento no Brasil. Atualmente, o comércio entre Brasil e a Flórida vem se situando no patamar de 20 bilhões dólares por ano.

Na área cultural, buscamos, apesar da limitação de recursos, divulgar a cultura brasileira e apoiar artistas e produtores residentes na Flórida. Realizamos novos projetos de apoio à cultura brasileira, como o “Arte no Consulado”, o “Conexão Musical” e o “Concurso de Fotografia”, em parceria, respectivamente, com o Centro Cultural Brasil USA, o Programa Café Brasil Radio Show e o The 55 Project.

Procuramos prestar apoio às diferentes iniciativas de difusão da língua portuguesa na Flórida, com um carinho especial aos estudantes de português e escolas que oferecem português em seu currículo. Realizamos a primeira edição das Olimpíadas de Português. O Consulado continuou realizando o Encceja, uma importante oportunidade para os brasileiros que não puderam concluir a educação básica na idade certa.

Desde que aqui cheguei tenho estado junto da comunidade brasileira, ouvindo suas demandas, dificuldades, reclamações e também elogios. Antes da pandemia, fazia visitas frequentes ao salão de atendimento do Consulado para conversar com o público presente. Nesse sentido, não poderia deixar de mencionar o Conselho de Cidadãos da Flórida, composto por representantes de diferentes segmentos da comunidade brasileira e que vem sendo parceiro de primeira hora do Consulado.

Nesses três anos à frente do Consulado-Geral tive duas grandes honras: servir à essa comunidade de cerca de 500 mil brasileiros e, junto com vocês, receber a histórica visita do Sr. Presidente da República, Jair Bolsonaro, em março do ano passado.

Esses três anos têm sido muito intensos e de muita satisfação pessoal e profissional para mim. Muito em breve, partirei para uma nova missão em outro país. Lá vou-me empenhar ao máximo para seguir sendo merecedor do mesmo carinho e apoio que que recebi dessa comunidade tão especial, que considero “a minha comunidade”.

Um beijo carinhoso a todos. E desejo à comunidade brasileira na Flórida, Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas um feliz natal e um próspero ano novo!

João Mendes Pereira

Fonte: Brazilian Times