O poder da imunidade contra o COVID-19

A influência que a imunidade exerce sobre as doenças pode definir a evolução das enfermidades, assim como é o caso do COVID-19.

Nessa época de pandemia causada pelo COVID-19, todos os meios de comunicação têm mostrado o avanço da doença, sintomas que devem ser considerados como alarmantes e práticas de como evitar o contágio. Tudo isso é extremamente importante, uma vez que, quando a sociedade é devidamente informada, os indivíduos tomam atitudes responsáveis e são capazes de fazerem boas escolhas que minimizam o risco de contágio.

O que muitas pessoas ainda não entenderam é o motivo pelo qual o vírus causa apenas um resfriado em algumas pessoas e em outras as leva a morte. Portanto, informações baseadas em evidências científicas devem ser divulgadas para enriquecer o conhecimento da população para que ela tome atitudes individuais favoráveis à saúde.

Sabe-se que COVID-19 faz parte de uma família dos coronavírus que tem o foco de infectar a parte respiratória, assim eles podem causar sintomas menos importantes que atingem a parte respiratória superior como o nariz e a garganta mas também podem chegar aos pulmões, causar pneumonia, evoluir e fazer uma série de outras complicações, como a insuficiência respiratória.

Estudos mostram que o vírus leva entre 4-5 dias para se instalar no corpo e cerca de 11 dias para manifestar os sintomas.

Os sintomas mais relatados são tosse seca e febre, mas também podem causar dificuldade para respirar, dores no corpo, dor de cabeça ou nas articulações, diarreia, náusea e tontura. O COVID-19 causa uma inflamação no corpo da pessoa, principalmente na parte respiratória.

Assim, a evolução da doença depende não só do vírus, mas também da forma que o corpo de cada um reage a ele. Quando o vírus começa adoecer a parte respiratória, existe uma resposta da imunidade do corpo que na maioria dos casos consegue resolver e acabar com a infecção.

Entretanto algumas pessoas tem um problema nessa resposta, ela é insuficiente para brigar com o vírus e então essa pessoa desenvolve as formas mais graves da doença. Por isso a imunidade é tão importante nesse momento e algumas informações podem ajudar a torná-la mais eficiente.

Uma vez que a imunidade é tão importante, precisamos entender como ela funciona. Muitas pessoas já ouviram falar sobre o sistema imunológico, esse que todos nós temos em nossos corpos, que é composto por um conjunto de células, tecidos e órgãos e que trabalha a nosso favor para evitar que fiquemos doentes.

A medula óssea, baço, linfonodos, sangue e linfa fazem parte desse complexo sistema de defesa. Através dele que nosso organismo mata vírus, bactérias e qualquer coisa que pode prejudicar a harmonia da nossa saúde.

Parte da imunidade depende do organismos de cada um, já que o sistema imunológico trabalha com etapas e reações complexas para combater os invasores. Porém uma outra parte e a boa notícia, é que certos cuidados podem melhorar essa resposta imune. Cuidar da saúde de uma forma geral e escolher bons hábitos de vida é a forma que nós podemos influenciar o nosso sistema imune.

O intestino é um órgão muito importante quando se trata desse tema. Hipócrates, considerado o “ pai da medicina” já dizia que toda doença começa no intestino e com o COVID-19 não parece ser diferente. O intestino absorve o que comemos, interfere na resposta do cérebro e tem um papel fundamental na imunidade.

Para cuidar do intestino e deixá-lo o mais saudável possível é importante que comamos alimentos mais naturais como frutas, verduras e legumes bem lavados. Esses alimentos contém propriedades anti-inflamatórias, protetoras e antioxidantes. Portanto é importante evitar alimentos processados, aqueles que são vendidos prontos para consumo como salgadinhos e embutidos.

O consumo de probióticos, como aqueles presentes em leites fermentados, iogurtes ou produzidos a partir do Kefir são de extrema importância para esse cuidado com o intestino. Probióticos são bactérias boas que vivem no intestino e o ajudam a ficar equilibrado e saudável para eliminar o que não é bom, como as bactérias que nos fazem mal.

Prebióticos como a biomassa de banana verde ou presente em vários vegetais naturais, também são uma ótima opção. Nota-se portanto, que a dieta é o principal fator que fortalece a saúde do intestino, este que está intimamente ligado a imunidade.

Além do cuidado com o intestino, outros hábitos merecem ser destacados para o objetivo da imunidade eficaz. Lembre-se de manter uma boa hidratação e não tomar água apenas quando tem sede. O consumo ideal de ingestão de água é de 30 a 35 ml/ Kg, ou seja, você multiplica seu peso por 30 ou 35 e encontrará a quantidade necessária.

Sono reparador e atividade física também entram na lista! Procure fazer pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, escolha uma que te agrade. Tomar sol por 15 a 30 minutos por dia aumenta a oferta de vitamina D, que é uma excelente aliada nesse assunto.

Evitar o estresse, procurar respirar, meditar e exercitar a gratidão são ótimas escolhas. Já pensou em quantos motivos, você leitor tem para agradecer no dia de hoje? Se está vivo e tem saúde para ler já são fortes motivos, ainda mais nessa pandemia.

Os cuidados de prevenção que vem sendo divulgados contra o COVID-19 como o distanciamento de 2 metros entre os indivíduos, uso de máscaras, lavagem frequente das mãos, não tocar mucosas, higienização de superfícies, entre outras são extremamente importantes de serem mantidos.

As práticas sugeridas acima são aliadas, para somar ao cuidado que a sociedade tem tomado. Se adotadas, são comportamentos que trarão benefício para sua saúde tanto contra o COVID-19, quanto para a saúde de uma maneira geral e abrangente. Se ame, faça boas escolhas e se cuide. Ninguém pode fazer isso por você a não ser você mesmo.

Fonte: Tay MZ, Poh CM, Rénia L, MacAry PA, Ng LFP. The trinity of COVID-19: immunity, inflammation and intervention [published online ahead of print, 2020 Apr 28]. Nat Rev Immunol. 2020;1-12. doi:10.1038/s41577-020-0311-8

Araújo L, Antonino P, Chaves C, Salgado S. Como a alimentação pode melhorar a imunidade? Dicas para uma alimentação saudável durante a quarentena, 2020 [ 31 May. 2020] doi: ad1a595d-1a6c-4711-a084-25332572cb41

Perbelin AS, Silva CV, Mello EVSL, Schneider LCL. O papel da microbiota como aliada no sistema imunológico, 2019 [31 May 2020] v 23( n 3): [ p. 345-358] doi: file:///home/chronos/u-152eb81d7905896bcd3981966ddb0ef2d5142084/MyFiles/Do wnloads/51557-Texto%20do%20artigo-751375186952-1-10-20191220.pdf

Brunner & Suddarth – Tratado de enfermagem Médico- Cirúrgica 12a edição.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes. Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção! Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.

Autora: Chaieny Makia. Email: [email protected]

Fonte: Brazilian Times