“Achatamos a curva”, declara DeSantis sobre a pandemia de coronavírus na FL

O governador Ron DeSantis informou na tarde desta terça-feira, 21, de que o estado evitou um desastre de saúde pública em sua luta contra o novo coronavírus com menos pessoas infectadas ao mesmo tempo, realçando que previsões e notícias de um número devastador de pessoas doentes e mortas eram “falsas”.

“Nosso trabalho está tendo sucesso”, disse ele em uma entrevista coletiva em Tallahassee. “Achatamos a curva.”
DeSantis disse que a ordem de ficar em casa em todo o estado tem conseguido manter o número de infecções mais baixo, a ponto de não terem sido necessários utilizar os hospitais de campanha, e os leitos disponíveis aumentaram desde o início da pandemia.

“Essas previsões foram feitas uma e outra vez – e estavam erradas”, disse o governador, acrescentando ainda estar satisfeito com o estado ter se “planejado para o pior”.

Novos casos entre os residentes da Flórida estavam abaixo de 800 em cada um dos últimos três dias, uma tendência não observada no estado desde o final de março, antes que os testes do COVID-19 aumentassem.

“A Flórida fez melhor do que qualquer uma das projeções que as pessoas fizeram e isso é apenas a realidade”, continuou DeSantis. “Isso não é crítica. Isso é apenas dizer a verdade e colocar os fatos à frente de uma narrativa preferida”.

O governador deu crédito aos moradores e líderes do governo por impedirem o estado de cumprir as profecias assustadoras. “Ninguém previu essa realidade onde estamos agora”, comemorou.

O pico de mortes já passou

Atualizações das projeções do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde da Universidade de Washington sugerem que a Flórida já passou pelos piores impactos do coronavírus.

Projeções do IHME, que são atualizadas regularmente desde o final de março, mostram que, desde a ordem de permanência em casa do governo estadual e as restrições às reuniões de massa no início deste mês, a propagação do vírus diminuiu. Isso é baseado em dados públicos do Departamento de Saúde da Flórida.

Prevê-se que o pico de mortes por dia por coronavírus tenha ocorrido em 2 de abril. Registros estaduais mostram que 77 pessoas morreram na Flórida naquele dia.

Números da COVID-19 na Flórida

Segundo dados divulgados na tarde desta terça-feira pelo Departamento de Saúde, 27.495 pessoas testaram positivas e 839 morreram em todo o estado. 4.063 pessoas precisaram de internação em hospitais.

No sul da Flórida, epicentro do surto, pelo menos 475 pessoas morreram com o novo coronavírus desde o início do surto. Juntos, os condados de Miami-Dade, Broward e Palm Beach tiveram 16.285 casos confirmados. O número de casos no sul da Flórida que o estado relatou na manhã de terça-feira aumentou 290 em relação à segunda-feira à noite e as mortes aumentaram 16.

A Flórida continua a expandir os testes, com quase 279.000 pessoas testadas até o momento, o que torna o estado o terceiro com maior número de testagem no país, embora tenha alcançado menos de 2% da população do estado.

Nos EUA e no mundo

O número de mortes por coronavírus nos Estados Unidos é de 42.458, incluindo 14.604 vítimas na cidade de Nova York. O número total de casos do país superou 788.920 nesta terça-feira, o maior número de casos entre os países do globo.

Em todo o mundo, o Johns Hopkins University & Medicine Coronavirus Resource Center informou que existem 2,5 milhões de casos e 171.810 mortes. Com informações do Sun Sentinel.

Veja o pronunciamento do governador nesta terça-feira, 21.

O post “Achatamos a curva”, declara DeSantis sobre a pandemia de coronavírus na FL apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News