Aeroportos dos EUA deixam de carimbar passaportes estrangeiros com entrada no país

O departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (U.S. Customs and Border Protection – CBP) anunciou a eliminação da emissão de carimbos nos passaportes de estrangeiros com entrada no país. A medida, que já estava em vigor em alguns aeroportos, foi adotada por todos portos de entrada no mês passado.

O carimbo contendo a localização do ponto de entrada, data, status e a duração que o estrangeiro pode permanecer no país era uma referência para facilitar o rastreamento do histórico de viagens de cidadãos estrangeiros nos Estados Unidos. As mesmas informações contidas no carimbo de entrada do passaporte também constam no registro oficial de admissão de estrangeiros, o Formulário I-94, agora único documento que prova status legal de imigração. Em alguns casos, o Formulário I-94 também pode ser usado pelo estrangeiro como prova de autorização de trabalho para preenchimento do Formulário I-9. 

O carimbo de entrada no passaporte proporcionava estrangeiros a oportunidade de inspecionar seu registro de imigração no porto de entrada – e, portanto, facilitar a correção de possíveis erros. Com a eliminação do carimbo, estrangeiros são aconselhados a acessar e revisar seu Formulário I-94 logo após a entrada, para que as correções necessárias possam ser feitas em tempo hábil. Para consultar o Formulário I-94, acesse: https://i94.cbp.dhs.gov/I94/#/home

Fonte: AcheiUSA