Afinal o ICE realmente “invadiu” New York? Prefeito diz que não

No fim de semana, foram divulgadas as informações da mídia social sobre supostos agentes do ICE em New York, especificamente em bairros predominantemente hispânicos no Brooklyn e em Manhattan; no entanto, a questão é se os federais realmente invadiram New York.

No sábado, o prefeito Bill de Blasio twittou que seu escritório recebeu “relatórios” de operações fracassadas do ICE em Sunset Park e Harlem. A agência federal, por sua vez, não negou ou confirmou essa informação. “A agência não oferecerá detalhes específicos relacionados às operações. Como sempre, o ICE prioriza a prisão e remoção de estrangeiros presentes ilegalmente que representam uma ameaça à segurança nacional, segurança pública e segurança das fronteiras”, disse a agência em um comunicado.

“De fato, 90% dos estrangeiros presos pelo Escritório de Detenção e operações de remoção (ERO) da ICE no ano fiscal de 2018, tinha condenações criminosas pendentes, eras fugitivos do ICE ou entraram ilegalmente no país após deportação anterior. No entanto, todas as pessoas que violarem as leis de imigração podem estar sujeitas a prisão “, acrescentou. As operações do ICE supostamente ocorrendo na cidade de New York no fim de semana “não se concretizaram”, disse o gabinete do prefeito na segunda-feira. O prefeito relatou que seu escritório recebeu relatos de três tentativas frustradas de prisões realizadas no domingo em East Harlem e Sunset Park.

Especificamente, o governo municipal não recebeu a confirmação de “ataques maciços”, como havia sido previsto. Matthew Albenceel, diretor interino do ICE, se recusou a confirmar no domingo se uma operação de detenção nacional estava em andamento em uma entrevista ao The Washington Post. Há uma grande diferença entre uma “detenção dirigida” e uma “invasão”, no entanto, o uso indiscriminado dos termos pode causar confusão, levando ao medo.

Em uma prisão direcionada, os agentes do ICE planejam a operação com antecedência para deter um indivíduo específico com uma ordem de deportação pendente ou um registro criminal. Nestes casos, os federais identificaram completamente o sujeito a ser preso, além de verificar suas informações básicas, como seu endereço e data de nascimento. Em “prisões colaterais”, os agentes do ICE geralmente prendem pessoas não documentadas que estão na casa, mesmo que inicialmente não sejam alvejos.

Um ataque envolve várias detenções em um ou mais pontos específicos durante uma operação planejada. Por exemplo, em abril de 2018, cem imigrantes indocumentados foram presos em uma das maiores incursões do ICE no país, em um frigorífico na Bean Station, uma pequena cidade no Tennessee. Outro exemplo foi junho de 2018, quando agentes do ICE prenderam 114 funcionários de jardinagem na Corso’s Flower & Garden Center em Ohio, durante uma “incursão silenciosa”. “A operação foi testada e realizada com eficiência silenciosa”, segundo a agência. De qualquer maneira os agentes do ICE devem ter uma ordem emitida por um juiz para fazer prisões.

 

Fonte: Brazilian Press