Agora é lei: San Francisco proíbe cigarros eletrônicos

A prefeita de San Francisco, London Breed, assinou na sexta (28) uma lei que proíbe os cigarros eletrônicos no estado da Califórnia.

San Francisco antecipou, por leis municipais, regras que depois foram adotadas por outras jurisdições, como o fim dos canudos de plástico e a proibição de tecnologias de reconhecimento facial. A cidade é a primeira do país que bane os cigarros eletrônicos. A Câmara Municipal havia aprovado o texto na terça (25).

Os autores da lei afirmam que os cigarros eletrônicos têm nicotina e químicos que levam as pessoas ao vício, o que põe os jovens em um estado de risco. A lei recebeu críticas e elogios de pesquisadores. Entre os que não gostaram, argumenta-se que os cigarros eletrônicos são mais seguros que os de papel e tabaco e uma alternativa para populações vulneráveis que têm índices de tabagismo grandes, como soropositivos e ex-detentos.

Cerca de 11% dos adultos de São Francisco fumam. As lojas terão seis meses para liquidar seus estoques. Estão liberados os cigarros normais e também os de maconha. A maior empresa de cigarros eletrônicos, a Juul, tem sua matriz em San Francisco. A empresa publicou um documento no qual afirma que a proibição vai forçar os ex-fumantes de cigarros que haviam tido sucesso na transição para produtos a vapor a voltar ao tabaco e criar um mercado paralelo.

Fonte: Brazilian Press