Apoiadores de Cuomo querm vê-lo como vice-presidente de Biden

%name Apoiadores de Cuomo querm vê lo como vice presidente de Biden
“Não quero ser vice-presidente”, disse ele ao apresentador de rádio de Albany, Alan Chartock, na semana passada

A postura de liderança do Governador de Nova York no combate à pandemia de coronavírus no estado o projetou nacionalmente

Pessoas próximas ao Governador Andrew Cuomo, de Nova York, estão se engajando em uma campanha ativa nos bastidores para promover sua liderança durante o surto de coronavírus e pressionam para a campanha de Joe Biden (Team Biden) o inclua na disputa presidencial de 2020. Por sua parte, o Governador negou veementemente qualquer interesse no cargo.

“Não quero ser vice-presidente”, disse ele ao apresentador de rádio de Albany, Alan Chartock, na semana passada. Entretanto, um ex-funcionário sênior da Cuomo negou a afirmação, dizendo a mídia local que Cuomo, de 62 anos, “definitivamente” tenha aspirações nacionais e que poderia ser o companheiro de chapa de Biden.

“Se tivesse a oportunidade, não há dúvida de que ele gostaria disso”, disse o ex-funcionário. “Este é o manual da Cuomo. Continue lá fora, negue publicamente, trabalhe nos bastidores”.

A grande maioria dos membros do Partido Democrata ainda considera as chances de Biden convidar Cuomo como pequenas. Isso criaria um universo limitado geograficamente, ou seja, dois candidatos da região nordeste dos EUA. Além disso, Biden prometeu publicamente nomear uma mulher para o cargo, o que, segundo pesquisas de opinião, visando a aprovação popular. Entretanto, a entrada de Cuomo na disputa presidencial poderia atrair mega doadores que também vislumbram colocá-lo na disputa presidencial de 2024.

“As pessoas que trabalham para Andrew Cuomo não estão desperdiçando um segundo do coronavírus”, continuou a fonte. “Eles estão falando sobre Cuomo com os auxiliares de campanha, na esperança de trazê-lo de volta à equipe de Biden…. tudo é muito calculado”.

Com Biden, de 77 anos, espera-se que não cumpra mais que um mandato se eleito, a disputa de 2024 pode representar oportunidade para ambos os partidos. Cuomo teria vantagem se ingressasse na disputa pela vice-presidência agora.

Biden e Cuomo possuem um relacionamento longo e sólido. O Governador apoiou Biden em abril de 2019, ignorando as campanhas dos colegas de partido em Nova York, o Prefeito de Blasio e a Senadora Kirsten Gillibrand.

Cuomo viu seu perfil nacional aumentar dramaticamente quando a cidade de Nova York se tornou o centro da epidemia de coronavírus. Uma pesquisa realizada pelo Siena College Research Institute, divulgada segunda-feira (30), constatou que 87% dos nova-iorquinos aprovaram a abordagem da crise por Cuomo. A hashtag #PresidentCuomo rotineiramente percorre o Twitter após suas conferências de imprensa regulares.

Uma pesquisa nacional do CAPS/Harris nesta semana revelou que 45% dos americanos tinham opinião favorável de Cuomo, apenas 3 pontos atrás dos 48% de Trump na mesma pesquisa. Cuomo já visava concorrer a um 4º mandato como governador em 2022, superando o legado de 3 mandatos de seu pai, Mario Cuomo.

Fonte: Brazilian Voice