Após polêmica, Trump deixará decisão de abertura econômica aos estados

donald trump march 2020 Após polêmica, Trump deixará decisão de abertura econômica aos estados
Na semana passada, Trump afirmou que somente ele tinha a autoridade máxima para reabrir as economias dos estados

As diretrizes detalham as etapas que os estados devem adotar para abrir empresas e escolas, dependendo da gravidade dos surtos de coronavírus em diferentes áreas

As diretrizes do governo Trump para reabrir a economia dos EUA darão recomendações aos governos estaduais sobre quando relaxar o fechamento de negócios, reconhecendo efetivamente que a decisão final cabe aos governadores individualmente. Anteriormente, o Presidente gerou polêmica ao dizer durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, no início da semana, que somente ele tinha autoridade para reabrir a economia do país, impactada gravemente pela pandemia de coronavírus. A Constituição dos EUA determina o contrário.

“O dinheiro é responsabilidade dos governadores”, disse uma autoridade sênior do governo envolvida no assunto. Durante uma teleconferência com vários governadores estaduais, na quinta-feira (16), Trump também enfatizou que os governadores terão autoridade para reabrir empresas locais quando acharem conveniente.

“Vocês tomarão as decisões”, disse Trump. “Estaremos ao seu lado e abriremos nosso país”.

As diretrizes detalham as etapas que os estados devem adotar para abrir empresas e escolas, dependendo da gravidade dos surtos de coronavírus em diferentes áreas. Elas contam com o apoio de autoridades de saúde, incluindo a Dra. Deborah Birx, coordenadora da Força-Tarefa de Coronavírus da Casa Branca, e o Dr. Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas.

Na semana passada, Trump afirmou que somente ele tinha a autoridade máxima para reabrir as economias dos estados, mesmo que todos os fechamentos de empresas e escolas tenham sido promulgados pelos governos estaduais.

“Com o objetivo de criar conflito e confusão, alguns na mídia falsa informam que é uma decisão dos governadores abrir os estados, não do presidente dos Estados Unidos e do governo federal … isso está incorreto”, Trump postou no Twitter na segunda-feira (13). “É uma decisão do presidente”.

Os comentários receberam críticas partidárias, inclusive do senador da Flórida, Marco Rubio. “A Constituição e o bom senso ditam que essas decisões sejam tomadas no nível estadual”, postou ele no Twitter.

Fonte: Brazilian Voice