Barry se fortalece e passa para furacão ao atingir a costa da Louisiana

Foto: U.S. Coast Guard Station Grand Isle.

Como era previsto pelo Centro Nacional de Furacões (NHC), Barry ganhou força ao se aproximar da costa de Lousiana e se transformou no primeiro furacão da temporada no Atlântico neste sábado, 13.

Segundo o NHC, a tempestade tropical se tornou um furacão categoria 1 na escala Saffir/Simpson, que tem um máximo de 5, com ventos sustentados de 120 km/h.

No início da tarde o ciclone estava localizado a 65 km da cidade de Lafayette e a 80 km de Morgan City, onde deve tocar terra nas próximas horas.

Tempestade tropical Barry cruza a costa da Louisiana

Espera-se que Barry toque o solo em Morgan City, cerca de 85 milhas a sudoeste de Nova Orleans, nas próximas horas.

Grand Isle já está sentindo com os efeitos do furacão com áreas inundadas. A Guarda Costeira dos EUA disse que a maioria das estradas da cidade está coberta de água e outras estão intransitáveis. A energia elétrica também acabou ainda na tarde de sexta-feira em alguns pontos.

Cerca de 77 mil moradores estão sem energia elétrica, de acordo com as empresas responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica.

Em boletim neste sábado, 13, o NHC informa que Barry deve enfraquecer de forma rápida voltando para tempestade dentro de 24 e 36 horas, enquanto se desloca para o continente.

As autoridades de Nova Orleans instruíram os moradores da cidade a estocarem suprimentos e se prepararem para se abrigar em suas casas. “A tempestade tropical Barry é uma tempestade perigosa e potencialmente mortífera”, alertou Benjamin Schott, meteorologista do Centro Nacional do Clima, em uma coletiva de imprensa. Segundo ele, inundações entre “grandes e recordes” são possíveis.

Um alerta de furacão está em vigor ao longo de parte da costa da Louisiana, enquanto as áreas do interior, incluindo o baixo Vale do Mississippi, estão sob alertas de tempestade tropical. Avisos de tempestade ao longo da costa se estendem da Intracoastal City, ao sul de Lafayette, até Biloxi, Mississippi e ao longo de Lake Pontchartrain. Com informações da CNN.

O post Barry se fortalece e passa para furacão ao atingir a costa da Louisiana apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News