As melhores praias do Brasil segundo os brasileiros

É quase unânime: 88% dos viajantes brasileiros são apaixonados por praias. E, mais do que isso, pelas nossas praias: 97% prefere os destinos litorâneos brasileiros aos estrangeiros. As conclusões são da Booking.com, que realizou uma pesquisa com 1.206 entrevistados em julho de 2022.

Inclusive, o amor pelo beira-mar é tamanho que 82% das pessoas que não moram no litoral se mudariam para um destino de praia no futuro – possibilidade que se tornou mais palpável nos últimos anos, com a normalização do home office.

Enquanto o sonho não sai do papel, um terço dos brasileiros viaja para um destino de praia pelo menos uma vez a cada três meses. O destino geralmente é a praia mais próxima: afinal, 66% dos entrevistados disseram fazer esses descolamentos de carro mesmo.

Mas qual o cantinho mais cobiçado pelos brasileiros em nosso litoral, que tem quase 7.500 quilômetros de extensão? O Nordeste, é claro. O Ceará despontou como o estado mais cobiçado pelos brasileiros para uma próxima viagem à praia, seguido por Alagoas, Bahia, Maranhão e Pernambuco.

A preferência nacional é por praias tranquilas, mas que possuem alguma estrutura de serviços (56%). Porém, o gosto por praias badaladas ainda é significativa: dois em cada cinco entrevistados (39%) disseram preferir destinos com essa característica. Já as praias desertas, com pouca ou nenhuma estrutura, são mais apreciadas por quem mora no Sul (11%) e no Norte (8%) do país.

A pesquisa também investigou os hábitos dos brasileiros na areia. Por aqui, nenhuma novidade: protetor solar (94%), óculos escuros (78%), guarda-sol (56%), cadeiras de praia (55%), lanches e bebidas (53%) são os itens que não podem faltar na bolsa nos viajantes. As comidas preferidas para beliscar são peixes e frutos do mar (76%), sorvete (44%), frutas (39%) e espetinhos (35%). E, como já dizia a canção, para beber com pé na areia, caipirinha (30%), água de coco (80%) e cervejinha (61%).

Por fim, a Booking.com levantou quais são as melhores da praia do Brasil segundo os próprios brasileiros. A maioria delas está, mais uma vez, no Nordeste. Veja o ranking a seguir:

1. Praia do Sancho, Fernando de Noronha (PE)

Eleita a melhor praia do país, o destino no arquipélago pernambucano é acessado pelo mar ou por uma escadinha estreita dentro de uma fenda, com degraus íngremes. Mas a descida vale a pena: além da bela paisagem, a baía abriga bancos de corais e uma rica fauna marinha, visíveis em mergulhos com snorkel ou passeios de barco. Veja nosso guia de Fernando de Noronha.

A fotografia colorida mostra uma praia de mar azul intenso por trás de árvores
Como em outras praias de Fernando de Noronha, é cobrado um ingresso para entrar na Baía do Sancho. Allan Rodrigues/Unsplash

2. Praia de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara (CE)

A principal praia de Jericoacoara possui ótima estrutura de clubes e bares, não raro com deques de madeira e espreguiçadeiras de frente para o mar. Dali mesmo dá para assistir às manobras de kite e windsurfe que fizeram a fama do lugar petiscando ou tomando um drink. No final do dia, todos se deslocam para a Duna do Pôr do Sol para ver o astro sumindo no mar. Confira mais dicas de Jericoacoara.

Continua após a publicidade
A fotografia colorida ostra pessoas numa praia
Na Praia de Jericoacoara, o mar que parece lagoa e a Duna do Pôr do Sol ao fundo. Ricardo Avelar/Unsplash

3. Praia de Muro Alto, Ipojuca (PE)

Em Porto de Galinhas, a Praia de Muro Alto é endereço de alguns dos resorts mais luxuosos da cidade e destino dos passeios de buggy. Ali, uma barreira de corais forma um verdadeiro lago de águas calmas e os ventos atraem caiaques e pranchas de windsurfe. Veja um perfil de cada uma das praias de Porto de Galinhas.

Vista do Summerville Beach Resort para a Praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas
Vista do Summerville Beach Resort para a Praia de Muro Alto, em Porto de Galinhas. divulgação/Divulgação

4. Praia do Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo (RJ)

A Praia do Pontal do Atalaia impressiona com mar azul-clarinho, ótimo para mergulho, e areia branquíssima. Não à toa, esse trecho do litoral carioca é apelidado de “Caribe brasileiro”. O acesso por terra é feito por uma escada íngrime no Morro do Atalaia, mas o lugar também é ponto de parada de vários passeios de barco. Veja um guia de Arraial do Cabo.

Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, Brasil
Uma fotogênica escadaria dá acesso ao azul-turquesa do Pontal do Atalaia. Mateus Pontes/Unsplash

5. Praia de Antunes, Maragogi (AL)

A Praia de Antunes é uma das mais cobiçadas de Maragogi. Ali, quando a maré está em seu nível mais baixo, é possível andar vários metros mar adentro com a água batendo na canela. Aliás, entender a tábua de marés é essencial para ter uma boa experiência nesse destino alagoano: explicamos tudo sobre o assunto aqui.

Praia de Antunes, Maragogi, Alagoas, Brasil
Imensidão azul na Praia de Antunes, em Maragogi. Alex Braga/Unsplash

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo