Bancos anunciam fim das transferências via DOC e TEC no Brasil

Instituições financeiras associadas à Febraban (Federação Brasileira de Bancos) anunciaram, na última sexta-feira (5), o fim das transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC), depois de 39 anos de existência. Também será extinta a Transferência Especial de Crédito (TEC), feita exclusivamente por empresas para pagar benefícios aos funcionários. Ambas permite transferir o valor máximo de R$ 4.999,99, para beneficiar outra conta, inclusive de banco diferente. O encerramento dos serviços para pessoas física e jurídica acontece no dia 29 de fevereiro de 2024.

De acordo com a entidade, a medida foi tomada com base nos números de transações de 2022, que apontam sistemas como TED e Pix como mais usados. No ano passado, o DOC foi utilizado em apenas 3,7% das transações registradas no SPB, enquanto a TED teve 1,01 bilhão de operações e o Pix, 24 bilhões, tornando-se o meio de pagamento mais popular do país.

“Com o surgimento do Pix e a alta movimentação bancária com menores taxas, tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes, que têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito e instantâneo”, declarou Isaac Sidney, presidente da Febraban.

The post Bancos anunciam fim das transferências via DOC e TEC no Brasil appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA

Marcações: