Belo Horizonte: tour cervejeiro resgata histórias do futebol

O passeio Nostálgicos Futebol Clube, em Belo Horizonte, conta a trajetória do futebol na cidade. E futebol combina com o quê? Cerveja e comida de boteco, é claro! O roteiro, que dura cerca de quatro horas, une essa amada tríade. 

A experiência começa no Parque Municipal, onde foi fundado o time Atlético Mineiro, e termina no Mercado Central, que já foi o estádio de futebol do América. Durante o trajeto, os atuais cenários da BH são comparados com fotos antigas dos mesmos lugares. Recortes de jornais da época contextualizam a importância desses locais para a história do futebol mineiro.

O passeio, idealizado e conduzido pelos jornalistas Rafael Sette e Luísa Dalcin, inclui paradas em três bares que são patrimônios belo-horizontinos, um para cada grande time da cidade: a Cantina do Lucas, o Café Palhares e o Bar Fortaleza (dentro Mercado Central). Comidas e cervejas estão inclusas nas três paradas. Em cada uma, a também sommelier Luísa harmoniza seis estilos diferentes de cerveja com memórias futebolísticas: o participante decide se quer lembrar de um momento bom ou ruim do time de cada bar e recebe uma “bolacha de chope” com um QR code. O código direciona a pessoa para a memória escolhida e aponta a cerveja que combina com o momento, que pode ser amarga, doce, leve ou azeda. 

“Não é um passeio para discutir futebol, é para viajar na história de uma cidade. Quando entramos no Mercado Central, os participantes sabem que estão entrando também num antigo estádio, onde campeonatos foram decididos e ídolos surgiram. Usamos fotos e recortes de jornais para resgatar a memória e até rir de alguns absurdos da época”, aponta Luísa. “Nosso público não é restrito ao clichê de homens futeboleiros, bem pelo contrário: costumamos ter 50% de público feminino e tem muitos participantes, homens e mulheres, que nem gostam de futebol, mas participam pela história curiosa dos times, pela gastronomia e pela farra”, brinca.

Fotos antigas das torcidas nos bares que visitamos hoje em dia são uma das atrações, Belo Horizonte, Minas Gerais
Foto antiga do Café Palhares, boteco visitado no passeio Comerebeberpelomundo/Divulgação
Continua após a publicidade

Para Rafael, a escolha dos bares e da cervejaria é fundamental para fortalecer a assinatura da botecagem mineira do passeio. “A Brüder é referência em cerveja no estado. A Cantina do Lucas está fazendo 60 anos e é tombada como patrimônio de BH. O Café Palhares é o atual bi-campeão do Comida di Buteco e criou o Kaol, prato símbolo da cidade. E o Bar Fortaleza é dono do fígado com jiló mais famoso do Mercado Central. Assim criamos uma experiência única e bastante completa”, conclui o jornalista.

O Nostálgicos FC ocorre em dois sábados por mês. O Ingresso custa R$ 95, e inclui mais de um litro de cerveja por pessoa e petiscos nos três bares do trajeto. As reservas podem ser feitas pelo Instagram ou pelo Sympla. Para maiores informações, acesse o site oficial. Menores de dezoito anos podem embarcar no passeio, mas ficam de fora da degustação de cervejas.

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo