Brasil e Estados Unidos assinam acordo de cooperação militar

Jair Bolsonaro e Donald Trump, posam para fotografia em Mar-a-Lago. Foto: Alan Santos/PR

Após ser recebido pelo presidente Donald Trump no sábado, 7, em Mar-a-Lago, Jair Bolsonaro visitou o Comando Militar do Sul em Miami neste domingo, 8, onde assinou um acordo na área militar para desenvolvimento de projetos futuros.

Trump confirma jantar com Bolsonaro em Mar-a-Lago

O Acordo de Pesquisa, Desenvolvimento, Teste e Avaliação (Research, Development, Test and Evaluation – RDT&E) vai, segundo o Ministério da Defesa (MD), abrir caminho para aperfeiçoar ou prover novas capacidades militares. É, segundo o ministério, um acordo que balizar os acordos posteriores entre os dois países.

O Comando Militar do Sul em Miami é responsável por coordenar as operações militares dos Estados Unidos na América Central, América do Sul e Caribe. Segundo o Comando, é a primeira vez que um presidente brasileiro visita a unidade militar. A previsão é de que Bolsonaro permaneça nos Estados Unidos até terça-feira, 10.

“O RDT&E é um passo inicial para que Brasil e EUA desenvolvam projetos conjuntos na área de Defesa. […] Cada acordo de projeto que venha a ser desenvolvido pelas partes deverá ser executado em consonância com os termos do RDT&E, assim como os respectivos leis e regulamentos nacionais de cada parte”, afirmou o MD, em nota.

Dessa forma, o governo brasileiro espera facilitar seu acesso ao mercado norte-americano na área de defesa, bem como facilitar a entrada de produtos brasileiros em outros 28 países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A OTAN é uma aliança militar intragovernamental da qual o Brasil não faz parte, mas em agosto do ano passado, os Estados Unidos designaram o Brasil como aliado militar preferencial do país fora dessa aliança.

Ainda segundo o ministério, o acordo não impede os dois países de celebrar qualquer outro acordo na área de pesquisa, desenvolvimento, teste e avaliação.

Agenda Bolsonaro na Flórida

No sábado, durante o encontro no resort de Trump, acompanhados por membros da equipe de governo, assessores e jornalistas, Trump e Bolsonaro conversaram sobre os potenciais benefícios da ampliação das relações econômicas bilaterais, com reforço do apoio americano ao início do processo de entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Com metade da agenda cumprida, nesta segunda-feira, 9, o presidente se encontra com os senadores Marco Rubio e Rick Scott, ambos integrantes do Partido Republicano, o mesmo do presidente Donald Trump, e com o prefeito de Miami, Francis Suarez. Na sequência, a comitiva brasileira participará da sessão de abertura de seminário empresarial Brasil-EUA.

No mesmo dia, Bolsonaro ainda se encontra com representantes da comunidade brasileira na Flórida e com pastores locais. Na terça-feira (10), o presidente vai participar da abertura de outra conferência empresarial entre investidores dos dois países e, em seguida, viaja para Jacksonville para visitar as instalações de uma fábrica da Embraer.

Assista o encontro dos dois presidentes em Mar-a-Lago na noite de sábado, 7.

Ver essa foto no Instagram

Conforme anunciado, o presidente Jair Bolsonaro foi recebido por Donald Trump, no sábado, 7, logo depois que desembarcou em solo americano para a sua quarta visita oficial aos Estados Unidos. Eles conversaram sobre questões econômicas e também da crise na Venezuela. Trump fez elogios a Bolsonaro ressaltando que ele tem feito um bom trabalho e disse ainda que os dois líderes têm uma boa relação e garantiu que os Estados Unidos sempre “vão ajudar o Brasil”. Acompanhe a visita de Bolsonaro à Flórida no site gazetanews.com. Link na descrição da bio ou pelos stories. Vídeo: Palácio do Planalto. #visitabolsonaro #donaldtrump #relacaobrasileua #comunidadebrasileiranaFL #gazetanews

Uma publicação compartilhada por Gazeta News (@gazetanews) em

O post Brasil e Estados Unidos assinam acordo de cooperação militar apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News