Brasileira recebe prêmio em Washington por luta contra o trabalho escravo

A brasileira Pureza Lopes Loyola recebeu, na quinta-feira (15), em Washington, o prêmio 2023 Trafficking in Persons Report Hero Award. A honraria, entregue pelo secretário de Estado, Antony Blinken, é o reconhecimento pela luta da brasileira no combate ao trabalho em condições análogas à escravidão.

Nascida no Maranhão, a história de Dona Pureza correu o mundo através do documentário “Pureza”, de 2022, que que conta a história de uma mãe que resgatou o filho do trabalho escravo em um garimpo da Amazônia, em 1996. Em sua busca, a mulher descobriu e colheu provas das violações em escala industrial na extração de minério. Esse trabalho arriscado motivou a criação do Grupo Especial de Mobilização Móvel, organização que libertou mais de 60 mil trabalhadores de 1995 a 2021.

Segundo dados do Ministério do Trabalho brasileiro, de janeiro a maio de 2023, mais de 1,2 mil pessoas saíram dos grilhões do trabalho exploratório. As indenizações às vítimas desses abusos já somam R$ 5 milhões.

Desde 2004, o Departamento de Estado dos EUA reconhece heróis de todo o mundo que dedicaram suas vidas à luta contra o tráfico humano. O TIP Report é a principal ferramenta diplomática e de diagnóstico do governo dos EUA para orientar as relações com governos estrangeiros sobre o tráfico de pessoas. É também o recurso mais abrangente do mundo sobre os esforços governamentais antitráfico e reflete o compromisso do governo dos EUA com a liderança global nesta importante questão de direitos humanos, aplicação da lei e segurança nacional.

The post Brasileira recebe prêmio em Washington por luta contra o trabalho escravo appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA