Com mais de 530 casos suspeitos de coronavírus, Brasil aumenta lista de países monitorados

Aeroporto Internacional Tom Jobim- Rio Galeão.Foto: Fernando Frasao\Agência Brasil.

Com mais de 530 casos suspeitos de coronavírus e quatro confirmados, o Brasil aumentou para 27 o número de países monitorados por apresentarem transmissão interna do coronavírus.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde até a manhã desta quinta-feira, 5, 531 suspeitos são monitorados e outros 315 casos já foram descartados por exame laboratorial. O Ministério da Saúde voltou atrás e decidiu classificar o caso da adolescente de São Paulo infectada pelo coronavírus como caso confirmado. Com isso, o Brasil passa a ter quatro casos confirmados da doença.

Até a quarta-feira, 4, entre os novos países integrantes da lista de monitorados estão Estados Unidos, Canadá, Dinamarca, Espanha, Noruega, Reino Unido, Suíça, Finlândia, Croácia, Grécia, Holanda, Noruega e San Marino.

Isso significa que pessoas que estiveram nesses países nos últimos catorze dias e apresentarem febre e algum sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, serão consideradas com suspeita de coronavírus. De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, divulgado na terça, o país tem 488 casos suspeitos da doença.

Com a inclusão dos novos países, é provável que haja um aumento significativo no número de casos suspeitos da doença nos próximos dias. O mesmo aconteceu na semana passada após a inclusão de países como Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia, na segunda-feira 24. Inclusive, foi essa medida que permitiu a detecção dos dois casos confirmados da doença no país, já que os pacientes em questão foram infectados durante viagem à Itália.

A decisão de ampliar ainda mais a lista de vigilância surgiu do aumento da quantidade de novos casos de coronavírus nesse local e da confirmação de transmissão interna do vírus nesses países. A medida faz parte das ações de contenção realizadas pelo Ministério da Saúde contra a transmissão do coronavírus.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) começou na quarta-feira, no Rio de Janeiro, a distribuição de kits para o diagnóstico laboratorial do novo coronavírus (covid-19) para laboratórios centrais estaduais, que também passarão por um processo de capacitação para a realização dos testes. Atualmente, somente laboratórios de três estados – São Paulo, Pará e Goiás – realizam o diagnóstico, além da própria Fiocruz.

O post Com mais de 530 casos suspeitos de coronavírus, Brasil aumenta lista de países monitorados apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News