Como é se hospedar no hotel Juma Ópera em Manaus

Abrir a janela do quarto e dar de cara com um dos edifícios mais belos do Brasil define a palavra privilégio quando se está em Manaus. Inaugurado em 1896, o Teatro Amazonas é o maior ícone do legado e da riqueza que o ciclo da borracha trouxe à capital amazonense, e fica a justo em frente ao Juma Ópera.

Instalado no pedacinho mais bonito, limpo e seguro do Centro Histórico, esse hotel boutique inaugurado em 2020 ainda está cercado por vários restaurantes bacanas, como o excelente Caxiri, endereços folclóricos, a exemplo do Bar do Armando, e lojas incrementadas.

Resolva sua viagem aqui

Em outras palavras: praticamente sem sair do quarteirão, você consegue viver algumas das melhores experiências que a metrópole às portas da floresta pode oferecer.

O hotel ocupa dois casarões tombados restaurados e dois edifícios erguidos no mesmo estilo. A integração harmônica entre as construções e o entorno foi uma das principais preocupações do arquiteto Roberto Vinograd.

Pensando nisso, toda a fiação que passava pela frente do hotel foi refeita e estruturada de forma subterrânea, deixando livre (e instagramável) a bela fachada.

A fachada do Juma Ópera: fiação foi enterrada para um visual mais clean.
A fachada do Juma Ópera: fiação foi enterrada para um visual mais clean (Juma Ópera/Divulgação)

Ao passo que as janelas dianteiras deixam entrever a opulência do teatro, de paredes cor de rosa e estilo renascentista — recheado com mármores de Carrara, lustres de Murano, peças de ferro esculpidas na Inglaterra, telhas francesas etc —, no interior os ambientes são amplos e minimalistas, como se não quisessem roubar o protagonismo.

Com predomínio das cores neutras, móveis contemporâneos e referências amazônicas nos quadros e peças de design, o hotel utiliza energia solar como base do sistema de aquecimento e vários espaços têm revestimento de vidro reciclado.

No interior, o predomínio é das cores neutras e dos móveis contemporâneos.
No interior, o predomínio é das cores neutras e dos móveis contemporâneos (Juma Ópera/Divulgação)

As 41 suítes têm ar-condicionado, frigobar e TV, além de portas e janelas tratadas acusticamente. Senti falta de amenidades amazônicas no banheiro — a floresta tem tanto a oferecer nesse sentido! —, mas, nas paredes, balaios confeccionados artesanalmente pelos índios Baniwa a partir das folhas de arumã traziam um gostinho local à minha suíte.

Enorme, ela ainda dispunha de uma mesa de mármore e cadeiras confortáveis, testadas e aprovadas em um dia de anywhere office em alto estilo, com vista para a famosa cúpula que coroa o Centro Histórico de Manaus.

Continua após a publicidade
Anywhere office com vista para ao Teatro Amazonas: privilégio.
Anywhere office com vista para ao Teatro Amazonas: privilégio (Adriana Setti/Arquivo pessoal)
Minha suíte espaçosa e decorada com peças de arte indígena.
Minha suíte espaçosa e decorada com peças de arte indígena (Adriana Setti/Arquivo pessoal)

A mesma vista impacta quem chega à piscina, provavelmente a mais cobiçada da cidade, no rooftop do hotel — uma pena, no entanto, que o bar estivesse fechado quando passei por lá, em diferentes horas do dia. Dar um mergulho à noite ou depois de um passeio pela tórrida Manaus vale a estada no Juma Ópera.

Outro espaço marcante é o restaurante Ópera, sob uma cúpula de ferro e vidro, onde são servidas as criações da chef Sofia Bendelak e o café da manhã. Assim como o hotel, a gastronomia também busca um caráter internacional.

Resolva sua viagem aqui

Mas não faltam pratos amazônicos no menu, como as trouxinhas de pato com velouté de Tucupi; ceviche de Aruanã e filé de pirarucu com crosta de castanha.

No desjejum, sua tapioca com queijo coalho e tucupi está garantida e o drink Sex on The Amazon, com vodka, licor de cupuaçu e suco de laranja, garante a diversão na happy hour.

O restaurante, sob uma cúpula transparente: internacional, porém amazônico.
O restaurante, sob uma cúpula transparente: internacional, porém amazônico (Juma Ópera/Divulgação)
A piscina dá um show à parte com a iluminação noturna.
A piscina dá um show à parte com a iluminação noturna (Juma Ópera/Divulgação)

As diárias custam a partir de R$ 1.043. Reserve sua hospedagem no Juma Ópera.

Leia tudo sobre Amazonas

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo