Companhias aéreas pretendem retomar voos entre EUA e Brasil

Após suspenderem todos os voos por conta do impacto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), companhias aéreas iniciam movimento para retomada dos voos entre Estados Unidos e Brasil.

American Airlines

A American Airlines planeja retomar suas operações já a partir do mês de maio, com a primeira rota Miami – São Paulo/GRU – com voos diários operados por B777-300ER a partir do dia 7 de maio. O segundo voo diário da rota será operado entre os dias 4 de junho e 17 de agosto, também por B777s, em meio a alta temporada.

Brasil fecha todas as fronteiras aéreas e opera somente voos essenciais

Outros três voos voltam a ser operados no próximo dia 4 de junho: Nova York/JFK – São Paulo/GRU (voo diário, operado por B777-300ER); Miami – Rio de Janeiro/GIG (voo diário, operado por B777-200ER); e Miami – Manaus (voo diário, operado por A319s, que será reduzido para cinco frequências semanais a partir do dia 20 de agosto).

Já as operações entre Dallas/Ft. Worth e São Paulo/GRU devem ser retomadas no dia 7 de julho, só que com alterações. Serão apenas três frequências semanais operadas por B787-9s, ao invés do voo diário padrão operado por B777-300ERs.

Por fim, outras duas rotas da American Airlines para o Brasil só devem voltar a ser operadas no dia 25 de outubro: Los Angeles – São Paulo/GRU (quatro voos semanais, operados por B787-9s); e Miami – Brasília (voo diário operado por B757-200s).

United Airlines

A baixa demanda fez com que United Airlines cortasse 95% de suas operações internacionais em abril, mas a companhia já planeja a retomada de seus voos regulares para o Brasil. Após ter suspendido todas suas operações no País, América Central e do Sul, deixando apenas Houston-São Paulo em vigor, a United deve voltar a operar suas quatro rotas no Brasil a partir do dia 20 de maio. São elas:

Chicago/O’Hare – São Paulo/Guarulhos (voo diário operado por B777-200ER);
Houston – Rio de Janeiro/GIG (voo diário operado por B767-400ER);
Houston – São Paulo/Guarulhos (voo diário operado por B767-400ER);
Newark – São Paulo/Guarulhos (voo diário operado por B777-300ER).

Azul

A Azul só deve iniciar os voos entre Viracopos e Nova York/JFK em abril de 2021, daqui a exatos um ano e sete dias. Embora as reservas ainda não estejam disponíveis, a decisão pareça preliminar e mais mudanças possam acontecer, o planejamento da companhia é de operar rota a partir do dia 1° de abril, com cinco voos semanais operados por A330-900neos.

Atualmente (e pelo menos até 30 de abril), a Azul segue operando apenas 70 voos para 25 cidades. A redução de cerca de 90% da capacidade no período está ligada ao impacto do coronavírus. E entre eles, apenas duas rotas internacionais seguem em vigor: Viracopos/Campinas – Fort Lauderdale (um voo semanal) e Viracopos/Campinas – Orlando (um voo semanal).

A Azul anunciou nesta sexta-feira, 17, a retomada de suas operações em quatro cidades brasileiras a partir do dia 22 de abril. São elas Macapá (AP), Altamira (PA), Santarém (PA) e Boa Vista (RR).

Latam

A Latam suspendeu todas as suas rotas internacionais na segunda-feira 13. A decisão levou em consideração a restrições sanitárias impostas por diferentes países, além da queda contínua na demanda diante da pandemia do Covid-19. A suspensão temporária, válida para todas as operações regulares, vai até 30 de abril.

A companhia já havia anunciado no fim de março o corte de 90% de suas operações internacionais, mantendo apenas rotas para Nova York, Santiago e Miami. No entanto a baixa procura fez a Latam ampliar esta suspensão para todas as rotas.

Os voos especiais internacionais serão avaliados durante o período de acordo com as necessidades e estão sujeitos a aprovação. Já os voos domésticos no Chile e no Brasil estão mantidos, na medida em que houver demanda de passageiros, assim como os voos das subsidiárias de carga.A companhia ainda destacou que as operações serão avaliadas permanentemente com base nas restrições de viagem dos diferentes países e na demanda. Com informações do portal Mercado & Eventos.

O post Companhias aéreas pretendem retomar voos entre EUA e Brasil apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News