Confira os 7 feriados prolongados de 2023 e planeje suas viagens

O ano de 2022 foi trágico quanto ao número diminuto de feriados prolongados, já que a maioria deles caiu em finais de semana ou quartas-feiras. Em compensação, 2023 terá muitos dias de glória folga. Ao todo, sete feriados nacionais acontecerão em segundas, quintas ou sextas-feiras. A única exceção será o Dia da Proclamação da República (15 de novembro) que cairá no meio da semana, numa quarta-feira.

Além dos feriados, ainda há os pontos facultativos do Carnaval e de Corpus Christi que, como de costume, caem numa terça e numa quinta-feira, respectivamente. Para quem trabalha nas prefeituras ou no estado, o Dia do Servidor Público (28 de outubro) será perdido, pois cairá num sábado. Lembrando que essas datas facultativas estão inclusas no calendário oficial nacional, mas nem todas as empresas dispensam seus funcionários. Ou seja, vale a pena conversar com antecedência ou até negociar com o chefe.

Para os paulistas, em particular, a sorte foi dividida: a Revolução Constitucionalista (9 de julho) cairá num domingo, sendo perdida pelo segundo ano seguido. O Dia da Consciência Negra (20 de novembro), por outro lado, cairá numa segunda-feira.

Programe-se com antecedência para aproveitar essas folgas ao máximo. Veja, a seguir, feriados nacionais, pontos facultativos e também os aniversários das capitais do Brasil:

MÊS DATA DIA DA SEMANA
Janeiro Dia 12 – Aniversário de Belém Quinta-feira
Dia 24 – Aniversário de Porto Velho Terça-feira
Dia 25 – Aniversário de São Paulo Quarta-feira
Fevereiro Dia 20 – Carnaval Segunda-feira
Dia 21 – Carnaval Terça-feira
Dia 22 – Quarta-feira de Cinzas Quarta-feira
Março Dia 1 – Aniversário do Rio Quarta-feira
Dia 12 – Aniversário de Recife Domingo
Dia 17 – Aniversário de Aracaju Sexta-feira
Dia 23 – Aniversário de Florianópolis Quinta-feira
Dia 26 – Aniversário de Porto Alegre Domingo
Dia 29 – Aniversário de Curitiba e Salvador Quarta-feira
Abril Dia 1 – Aniversário de Fortaleza Sábado
Dia 7 – Paixão de Cristo Sexta-feira
Dia 8 – Aniversário de Cuiabá Sábado
Dia 9 – Páscoa Domingo
Dia 21 – Tiradentes e Aniversário de Brasília Sexta-feira
Maio Dia 1 – Dia do Trabalho Segunda-feira
Dia 20 – Aniversário de Palmas Sábado
Junho Dia 8 – Corpus Christi Quinta-feira
Julho Dia 9 – Aniversário de Boa Vista Domingo
Dia 5 – Aniversário de João Pessoa Sábado
Agosto Dia 16 – Aniversário de Teresina Quarta-feira
Dia 26 – Aniversário de Campo Grande Sábado
Setembro Dia 7 – Independência do Brasil Quinta-feira
Dia 8 – Aniversário de Vitória e São Luís Sexta-feira
Outubro Dia 12 – Dia de Nossa Senhora Aparecida Quinta-feira
Dia 24 – Aniversário de Manaus e Goiânia Terça-feira
Dia 28 -Dia do Servidor Público Sábado
Novembro Dia 2 – Finados Quinta-feira
Dia 15 – Proclamação da República Quarta-feira
Dezembro Dia 5 – Aniversário de Maceió Terça-feira
Dia 12 – Aniversário de Belo Horizonte Terça-feira
Dia 24 – Véspera de Natal Domingo
Dia 25 – Natal Segunda-feira
Dia 28 – Aniversário de Rio Branco Quinta-feira
Dia 31 – Véspera de Ano Novo Domingo
Janeiro de 2024 Dia 1 – Ano Novo Segunda-feira

PARA ONDE EU VOU?

Para sudestinos, pegar a Imigrantes ou a Rio-Niterói entupidas pode ser até mais estressante do que um dia de trabalho. Em vez de tomar o caminho de sempre rumo ao litoral mais próximo, que tal aproveitar os feriadões para se hospedar em hotéis-fazenda ou conhecer um destino novo no Brasil? Que bom que, qualquer que seja o feriado, há sempre um destino nacional bacana na época certa.

É claro que em apenas três ou quatro dias não dá para perder tempo com longos deslocamentos. Mas, em alguns casos, é mais rápido ir a um país vizinho que ao Nordeste. Ótima oportunidade para conhecer uma capital hermana, como Santiago, ou revisitar os malbecs e as parillas de Buenos Aires.

Veja sugestões de destinos que cabem nos feriadões:

Lençóis Maranhenses, MA
Mesmo sem aeroporto próximo, um feriado é suficiente para se ter uma noção das paisagens absurdas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que está em seu auge de maio a agosto. Para ver as dunas que represam a água das chuvas, uma viagem básica deve incluir as lagoas Azul, Bonita e das Andorinhas. Encaixe também o passeio de barco pelo Rio Preguiças até o povoado de Atins.

Beach Park, CE
O Beach Park não para de se reinventar. De tempos em tempos um novo brinquedo é lançado – o último foi o Tobomusik, composto por três toboáguas coloridos de mais de cem metros de comprimento. Os visitantes escorregam em um tapete, de bruços, ao som de músicas do DJ Alok.

Jericoacoara, CE 
Área de proteção ambiental cercada de dunas, lagoas e postais naturais como a Pedra Furada, “Jeri” é uma vila que preserva ruas de areia e um charme involuntário, apesar do cosmopolitismo que chega na mochila dos gringos do kite. Desde 2017, há uma taxa diária de R$ 5 por visitante e um aeroporto que está recebendo voos da Gol, da Azul e da Latam.

Chapada Diamantina, BA
É preciso mais que um feriado para explorar os 1 500 km² de morros, cânions e cachoeiras da Chapada, é verdade. Mas o aeroporto próximo e as atrações no entorno de Lençóis – Morro do Pai Inácio, Cachoeira dos Mosquitos e grutas Torrinha e Pratinha – garantem agilidade para degustar o superlativo parque nacional.

Brasília, DF
Resultado da soma dos talentos de Niemeyer & cia., a capital federal tem arquitetura monumental acessível – os principais cenários do poder são abertos ao público – e diárias baixas nos feriados. Em quatro dias, dá pra ver famosos prédios públicos, a catedral, passear no Paranoá, percorrer a nova rota turística sobre a história do rock, que foi inaugurada em julho de 2021, e até visitar Pirenópolis, cidade histórica com cachoeiras.

Rio Quente Resorts, GO
Junto com Caldas Novas, o Rio Quente forma o maior manancial hidrotermal do mundo. O complexo é dividido entre o relaxante Parque das Fontes, exclusivo dos hóspedes dos hotéis da rede, e o mais ativo Hot Park, cujas atrações incluem a Praia do Cerrado e o Xpirado, toboágua com 32 metros de altura.

Pantanal, MT/MS
Para fugir da muvuca, nada se compara a pescar piranha, focar jacaré e ver de perto aves, capivaras e tamanduás. Assim é o Pantanal, que tem base em Poconé, no MT, e Corumbá, Aquidaua-na e Miranda, no MS. Hotéis-fazenda e pousadas da Estrada-Parque (Pantanal Sul) e Transpantaneira (Norte) organizam os passeios ecológicos.

Bonito, MS
Não reserve menos do que quatro dias para visitar o melhor destino de mergulho fluvial do Brasil. Conhecida por sua organização, a cidade atrai muitas famílias aventureiras, dada a facilidade de flutuar em rios cristalinos cheios de peixes. Em outubro de 2021, a Nascente Azul ganhou o Museu Subaquático, com esculturas submersas.

Inhotim, MG
Reserve dois dias para conhecer o Inhotim, em Brumadinho, o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo, dono de exuberante jardim botânico e 22 galerias. Nelas, instalações, esculturas e fotos estimulam tanto o especialista em arte quanto o leigo. Depois, curta o fim de feriado em Belo Horizonte.

Cidades Históricas, MG
Das principais cidades históricas, Ouro Preto – de acervo barroco inigualável – é a mais próxima de Belo Horizonte e base para visitar Mariana. Tiradentes, mais distante, alia preservação com pousadas chiques e ótima culinária. Uma maria-fumaça liga a cidade a São João del Rey.

Continua após a publicidade

Capitólio, MG
O Lago de Furnas ganhou as manchetes em janeiro de 2022, quando um bloco rochoso desabou e atingiu quatro lanchas. Mas as atrações de Capitólio vão muito além, com trilhas por dentro d’água, lagos esverdeados, piscinas naturais surreais, mirantes vertiginosos e muito queijo Canastra para coroar.

Serra da Mantiqueira, MG e SP
Quem visita Campos do Jordão encontra hotelaria e gastronomia de respeito, prontas para atender ao padrão de exigência paulistano, e paisagens que fazem bonito diante de outros destinos de montanha pelo mundo. Além disso, existe sempre a possibilidade de alugar um chalé por lá. Uma das novidades da cidade é a volta dos passeios de trem Maria-Fumaça. São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal, São Francisco Xavier, Monte Verde e Gonçalves também são boas opções para uma escapada no feriado.

Olímpia, SP
Com dois parques aquáticos alimentados por águas termais e diversos hotéis, a cidade a cerca de 440 quilômetros de São Paulo pode ser uma alternativa para as férias do meio do ano. Por lá, durante o inverno, quase não chove e historicamente a temperatura oscila entre 15°C e 29°C entre os meses de junho e agosto.

Paraty, RJ
Paraty exibe uma rara combinação de belezas: praia e patrimônio histórico. A riqueza do casario compete com as mais importantes cidades seculares de Minas Gerais. E basta uma esticada de barco para topar com uma profusão de praias de águas cristalinas, ilhas e enseadas de mar verde-esmeralda.

Foz do Iguaçu, PR
Além do Parque Nacional do Iguaçu, da Usina Elétrica de Itaipu e do Parque das Aves, Foz ainda tem o Marco das Três Fronteiras, que foi revitalizado em 2017. Entre as novidades mais recentes estão a roda-gigante de 88 metros de altura Yup Star e o parque aquático termal Blue Park Foz.

Beto Carrero World, SC
O maior parque temático da América Latina completou 30 anos em 2022 e é uma ótima pedida para famílias com crianças. Em comemoração ao aniversário, foram inauguradas as novas áreas temáticas Cowboyland e Nerf, que se juntaram às de Kung Fu Panda, Shrek e Madagascar. O parque ainda conta com três montanhas-russas – duas delas com loopings – e o show de carros e motos Hot Wheels Epic!

Pomerode e Vale Europeu, SC
Três dias são o bastante para conhecer as atrações de Pomerode, cidadezinha fundada por imigrantes que guarda a maior coleção de casas enxaimel fora da Alemanha, além de chocolaterias e cervejarias. Em julho de 2022, foi inaugurado ali um parque temático com neve o ano todo. Tendo mais tempo à disposição, é possível estender a viagem até outras localidades do Vale Europeu, como Blumenau e Timbó.

Bento Gonçalves, RS
O clima ameno e o relevo serrano permitiram que os imigrantes italianos fizessem de Bento a principal área vinífera do país. Além das construções antigas, do passeio de maria-fumaça e do famoso galeto, os visitantes conhecem vinícolas de qualidade, como Miolo e Salton, sem sair do país.

Gramado, RS
Apesar de ser associada ao inverno, Gramado tem neve o ano inteiro no Snowland, onde é possível esquiar, patinar e brincar no gelo. Também não é preciso ir em dezembro para ver o Papai Noel, que está sempre em sua Aldeia. Ao longo do último ano, a cidade ganhou o parque aquático indoor Acquamotion e um parque temático da Turma da Mônica.

Montevidéu, Uruguai
A pacata capital uruguaia concentra suas atrações turísticas na Ciudad Vieja, à beira do Rio da Prata. Três dias inteiros são suficientes para ver o principal e ainda fazer compras no shopping Punta Carretas, curtir um dos barzinhos da Boulevard 26 de Marzo, ver seu ojo de bife ser preparado numa parrilla do Mercado del Puerto e ainda fazer um bate e volta à graciosa Colonia del Sacramento.

Buenos Aires, Argentina
Fácil de chegar, Buenos Aires é proveitosa até para quem já a conhece. Nos últimos anos, a cidade inaugurou o Centro Cultural Kirschner, o museu de fotografia FoLa e o outlet Distrito Arcos – e há ainda as carnes, os vinhos, museus e bairros que ninguém se cansa de revisitar. A capital também é base para ir à uruguaia Colonia del Sacramento, a 1h15 pelo Buquebus.

Mendoza, Argentina
Principal produtora de vinhos da Argentina, Mendoza tem até voos diretos de São Paulo com a Gol e a Latam. Além de visitar algumas das mais de 100 vinícolas, incluindo a Zuccardi, que já foi eleita a melhor do mundo três vezes, a graça está em dirigir entre vinhedos e fileiras de álamos, que ficam alaranjados na primavera, com a cordilheira ao fundo.

Santiago, Chile
Cordilheira ao fundo, a moderna capital chilena é fácil de ser conhecida a pé (usando-se o metrô) e tem programas variados, do centro cheio de história à panorâmica do Cerro San Cristóbal, passando por vinícolas como a Concha y Toro, a meia hora da cidade. Num feriado de quatro dias, separe um deles para visitar Valparaíso e Vinã del Mar, no Pacífico, ou, no inverno, as estações de esqui (a cerca de 1h30) cobertas de neve.

Lima, Peru
Se Machu Picchu exige mais deslocamentos e cuidados com o clima, em Lima quase não chove e o voo é direto. O ponto alto está na cena gastronômica: segundo a revista britânica Restaurant, o Central e o Maido estão entre as melhores cozinhas do mundo.

PASSEIOS DE BATE E VOLTA

Seja por falta de tempo ou dinheiro, nem sempre é possível viajar no feriadão. Mas isso não significa que você tenha que ficar em casa. Para quem mora na capital paulista, dá para fazer passeios de bate e volta para São Roque, Holambra, Salto e Atibaia, conhecer as cidades que fazem parte do Caminho do Queijo e do Circuito das Frutas ou mesmo se divertir em família nos parques Wet’n Wild e Hopi Hari.

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo