Curitiba recebe exposição dos Gêmeos no Museu Oscar Niemeyer

Depois de ter atraído mais de 500 mil pessoas nos onze meses em que ficou em cartaz na Pinacoteca de São Paulo, a exposição OSGEMEOS: Segredos” desembarcou em Curitiba para dar início a uma nova temporada no Museu Oscar Niemeyer (MON). Em cartaz na capital paranense de 16 de setembro até abril de 2022, a mostra reúne mais de cem obras dos paulistanos Gustavo e Otávio Pandolfo, incluindo pinturas, esculturas inéditas, instalações imersivas e até mesmo blocos de rascunho rabiscados pelos irmãos ainda na adolescência.

Antes mesmo de adentrar o museu, os visitantes já se deparam com obras da dupla. Se em São Paulo os gêmeos ficaram responsáveis por adaptar o letreiro da Pinacoteca, em Curitiba eles coloriram toda a fachada com os seus famosos personagens amarelos. Os curitibanos que passavam por ali lotaram o gramado em torno da construção para assistir Gustavo e Otávio grafitando ao vivo, mas a intervenção artística desagradou o neto de Oscar Niemeyer, Paulo Sérgio.

Em suas redes sociais, o herdeiro de um dos arquitetos mais renomados do país classificou o trabalho como “pichação” e prometeu acionar a justiça. “É com grande tristeza e revolta que vi o que esses dois fizeram na obra de meu avô”, escreveu ele. Em resposta, o MON esclareceu que os irmãos foram convidados pelo museu a criar uma obra temporária nas paredes da construção, que serão pintadas de branco novamente após o fim da exposição. Além disso, a Fundação Oscar Niemeyer, responsável pelo gerenciamento e preservação da obra do arquiteto, parabenizou o museu pela mostra.

Continua após a publicidade

Popularmente conhecido como “Museu do Olho” por seu formato, o MON inaugurou em 2002 como um dos maiores museus de arte da América Latina: são cerca de 35 mil m² quadrados de área construída e mais de 17 mil m² de área para exposições. Ele pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10h às 18h (a última entrada nas salas de exposição é às 17h30). Os ingressos custam R$ 20 (inteira) com exceção da quarta-feira, quando a entrada é gratuita. Em todos os dias é necessário reservar com antecedência pelo site.

Ainda não foi divulgado se o Museu Oscar Niemeyer cobrará algum valor adicional para conferir a exposição  OSGEMEOS: Segredos” e se a mostra terá horários de visitação diferenciados. Vale conferir as informações mais atualizadas no site do museu.

Leia tudo sobre Curitiba

Busque hospedagem em Curitiba

  • Resolva sua viagem aqui

    Continua após a publicidade
    Publicidade

    Fonte: Viagem e Turismo