De olho em benefícios eleitorais, candidatos se declaram pardos em vez de brancos

O número de candidatos a deputado federal que se declararam pretos e pardos aumentou significativamente em 2022. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, serão 4.886 candidaturas de pretos e pardos, 47% dos 10,3 mil candidatos. Em 2018, foram 3.586, ou 42% de 8,6 mil.

Um dos fatores que contribui para esse aumento foram incentivos dados pela Emenda Constitucional 111, que estabeleceu vantagens para a eleição de candidatos negros, além de candidatas mulheres. Os votos nessas candidaturas contarão em dobro para a distribuição de verbas públicas nos próximos anos.

De olho nessas vantagens, 33 candidatos à reeleição resolveram mudar de brancos em 2018 para pardos em 2022. Os partidos dividem o fundo eleitoral e o tempo de TV para propaganda de forma proporcional entre negros (pardos e pretos) e brancos. Se uma legenda tem 50% dos postulantes que se identificam dessa forma, por exemplo, metade dos recursos deve ser direcionada a essas candidaturas.⁣

Segundo reportagem do Estadão, entre eles, está o deputado Luis Miranda, que é conhecido da comunidade brasileira que vive no Sul da Flórida por ter atuado como empresário na região há alguns anos.

Fonte: AcheiUSA

Marcações: