Dicas de Conde e das melhores praias da Paraíba

A menos de 30 quilômetros de João Pessoa, Conde é um bate-volta totalmente viável para quem está hospedado na capital da Paraíba. Mas há tanta coisa boa por lá que vale ir com mais calma. A calma, aliás, reina absoluta nessa região. Mesmo concentrando algumas das praias mais bonitas do estado, com uma sequência imbatível de falésias multicoloridas, fora dos feriados e fins de semana é bem provável que você fique quase sozinho em algumas delas.

Onde fincar o guarda-sol

Para quem vem de João Pessoa, há várias praias que merecem uma paradinha, como a Do Amor e Carapibus. Mas, se você não tem muito tempo, recomendo ir direto até a linda Tabatinga, que também é um lugar estratégico para ficar hospedado. O melhor fica uns 4 quilômetros adiante: Praia de Coqueirinho. Nessa baía pontilhada de coqueiros com uma faixa de areia levemente dourada, você encontrará o éden paraibano.

A praia de Coqueirinho vista de cima: pode ser só sua fora dos fins de semana e feriados...
A praia de Coqueirinho vista de cima: pode ser só sua fora dos fins de semana e feriados… (Divulga PB/Pixabay)

Pelados, ou não

Uns 6 quilômetros mais ao sul, a mítica Tambaba dá outro show: formações rochosas em forma de eletrocardiograma, piscinas naturais, falésias e coqueiros. A questão é que, vestido ou vestida, você só terá acesso à metade da praia. Do outro lado de um portãozinho cheio de cartazes que listam os preceitos do naturismo, todo mundo tem que ficar como veio ao mundo. Homens desacompanhados precisam do “passaporte naturista” para entrar. Já as mulheres podem entrar sozinhas. Se você nunca praticou o naturismo, alguns fatos: em dois minutos você se acostuma, o assédio é contra as regras locais e a parte “pelada” da praia é muito mais bonita e sossegada que a “vestida”.

A parte
A parte “vestida” de Tambaba (Adriana Setti/Arquivo pessoal)
Quer ficar bem sossegado? Tira uns dias e vai pra Coqueirinho no meio da semana.
Quer ficar bem sossegado? Tire uns dias e vai pra Coqueirinho no meio da semana (Adriana Setti/Arquivo pessoal)

Resolva sua viagem aqui

Pra não ver e nem ser visto

Um dos maiores achados desse litoral para quem ama sossego fica entre Tambaba e a Praia de Coqueirinho. A Praia da Arapuca lembra a da Pipa, no Rio Grande do Norte, mas totalmente virgem. Leve água e comida para passar o dia. Se você não curte um esquema roots, pode fazer algum passeio de bugue parando em mirantes nas falésias para dar uma olhada de cima. Esses passeios também costumam passar por lugares como o Canyon de Coqueirinho e são uma mão na roda para quem prefere não alugar um carro — agora, no fim das contas, você vai acabar gastando mais e não tendo a mesma liberdade de horários e etc.

Um achado: Praia da Arapuca.
Um achado: Praia da Arapuca (Adriana Setti/Arquivo pessoal)
O rio de Coca-cola na vizinha Praia Bela.
O rio de Coca-cola na vizinha Praia Bela (Adriana Setti/Arquivo pessoal)

Muvuquinha boa

A Praia da Bela já fica no município de Pitimbu, mas é logo ali para quem está em Conde. Quase na divisa com Pernambuco, é uma linda faixa de areia na foz do rio Macatu, que tem umas águas escuras e avermelhadas, tipo Coca-Cola. Cercada por praias de mar bravo (todas as anteriores costumam ter ondas fortes), é o lugar perfeito para quem quer só boiar na água doce — ou dar umas remadas de caiaque ou stand up paddle. Também faz um sucesso danado com quem viaja na companhia das crianças.

Continua após a publicidade

Resolva sua viagem aqui

Onde ficar em Conde

A região não tem hotéis de design e pousadas muito sofisticadas. Fiquei hospedada na Pousada dos Mundos, a poucos metros da praia de Tabatinga, na beira do rio. Você vai gostar se for do tipo que curte uma vibe rústica. Os quartos são bem simples e se abrem para um grande jardim onde há uma piscina de fibra bem decente. Se preferir um estilo mais moderninho, vale tentar a Oasis Tajaja, em Carapibus.

+ Busque hospedagens em Conde no Booking e também no Airbnb

Onde comer em Conde

Durante o dia, as barracas de praia salvam e você descola um petisco e um peixe fresco em qualquer uma, a não ser na Arapuca. A mais ajeitada que encontrei foi a Praia Soul, em Tabatinga, que tem serviço de praia, piscina e restaurante com vista pro mar. Já à noite, a oferta de restaurantes é limitada. Quando estive lá, em dias de semana, o único que encontrei aberto e que me cativou foi o Turek, que serve boas carnes e peixes grelhados em um quiosque gostoso cercado por um jardim. A caipirosca de caju é uma delícia.

Leia tudo sobre a Paraíba

Busque hospedagens em Conde no Booking e também no Airbnb

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo